Placa Comemorativa da NASA a Caminho da Lua Gelada de Júpiter

Olá, Leitora! Olá, Leitor!


A CNN Brasil publicou hoje (13/03/2024) no seu site a notícia (veja aqui) de que a próxima missão da NASA, a Europa Clipper, está pronta para lançar um artefato único em sua aguardada jornada à lua gelada de Júpiter, Europa. A bordo desta espaçonave, que partirá em outubro, será transportada uma placa metálica comemorativa, gravada com nomes, poesia e arte simbolizando a humanidade.

A espaçonave Europa Clipper da Nasa carregará ao espaço uma placa metálica comemorativa quando for lançada em outubro para explorar lua oceânica de JúpiterNASA/JPL-Caltech

A Europa Clipper é parte de uma longa tradição da NASA de enviar designs significativos e mensagens ao espaço em suas missões. Desta vez, a placa metálica triangular feita de tântalo servirá como um símbolo dessa tradição, enquanto a espaçonave se aventura em direção a Europa, uma das luas mais intrigantes de Júpiter.

Por que Europa? Esta lua gelada é um dos locais mais promissores para a busca de vida além da Terra. Sob sua espessa crosta de gelo, os cientistas acreditam que existe um vasto oceano subterrâneo, contendo mais do que o dobro da quantidade de água dos oceanos da Terra. A missão Europa Clipper tem como objetivo explorar esse oceano em busca de sinais de vida.

A placa metálica não é apenas um artefato simbólico; ela também desempenha um papel prático na missão. Feita de tântalo, um metal raro, a placa servirá como uma proteção para os eletrônicos sensíveis da espaçonave, protegendo-os da severa radiação de Júpiter.

Repetindo o mesmo tipo de iniciativa das missões Pioneers, Voyagers e New Horizons, o que torna essa placa verdadeiramente especial são os elementos que ela carrega. Diferente no formato e conteúdo das missões anteriores, na placa da Clipper estão gravados em um microchip de silício, mais de 2,6 milhões de nomes enviados pelo público, representando uma mensagem cósmica da humanidade. Além disso, o design da placa apresenta um poema original da Poeta Laureada dos Estados Unidos, Ada Limón, e um retrato do falecido cientista Ron Greeley, que desempenhou um papel crucial na base para o desenvolvimento da missão Europa Clipper.A placa também inclui a Equação de Drake, desenvolvida pelo astrônomo Frank Drake em 1961, uma ferramenta importante na busca por vida extraterrestre. Além disso, formas de onda representando a palavra "água" em 103 idiomas de todo o mundo adornam o lado externo da placa, simbolizando a importância desse elemento para a vida como a conhecemos.

Essa missão não é apenas sobre explorar o desconhecido; é também sobre honrar nosso legado planetário e nossa conexão com o cosmos. A Europa Clipper representa décadas de trabalho e espera-se que traga novas descobertas sobre esse mundo aquático distante.

Ao sobrevoar Europa em quase 50 ocasiões, a espaçonave utilizará uma variedade de instrumentos científicos, incluindo câmeras, espectrômetros e radar de penetração de gelo, na esperança de desvendar os mistérios por trás dessa lua gelada. Com a Europa Clipper, a humanidade continua sua jornada de exploração espacial, impulsionada pela curiosidade e pelo desejo de entender os mistérios do universo.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários