Planetário da UFBA será aberto ao público a partir de 02 de abril
Olá, Leitora! Olá, Leitor!
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou hoje (20/03/2024), por meio de divulgação nos meios de comunicação e em suas redes sociais, que seu Planetário, o primeiro equipamento do tipo em Salvador, estará aberto ao público a partir de 02 de abril. Projetores digitais de última geração transformam uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma grande tela de cinema, reproduzindo o céu e permitindo a observação das milhares de estrelas, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.
No espaço, também estarão disponíveis potentes telescópios para observação direta, em espaço aberto, com capacidade para visualizar desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas.
O agendamento da visita será em breve disponibilizado pela Sympla ou por meio do site do planetário (planetario.ufba.br). Inicialmente, serão oferecidas duas sessões de 40 a 50 minutos, mas a expectativa é que o planetário funcione diariamente, das 8h às 20h.
Quando estiver em pleno funcionamento, o planetário reservará 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, além de 7 sessões semanais para o público interno da UFBA. As sessões abertas ao público em geral serão comercializadas, com a receita revertida para a manutenção do próprio planetário.
A estrutura do planetário, desde a construção até os equipamentos, foi doada à UFBA por um ex-aluno, Francisco Lacerda Brito, graduado na Faculdade de Direito, astrônomo amador e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB).
A gestão do novo equipamento se dará por meio de parceria estabelecida entre a UFBA, o IABCB e a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia. O terreno para a construção do Planetário, situado ao lado da portaria principal do campus de Ondina, na Avenida Milton Santos, foi disponibilizado pela UFBA para a implementação do projeto.
Diretamente vinculado ao Planetário, o Instituto de Física oferecerá no local o curso de Introdução à Astronomia. Já a Faculdade de Comunicação solicitou o espaço para atividades de disciplinas do curso de cinema. Além disso, há outras possibilidades de uso por unidades de ensino, como a Faculdade de Medicina, que poderá promover a transmissão ao vivo de cirurgias, utilizando os recursos avançados de conexão e alta definição das imagens.
Este é um importante instrumento de suporte e divulgação das atividades da astronomia e de outras ciências que faltava na capital baiana e que, com certeza, agregará muito valor para a universidade, sua comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.
Brazilian Space.
cool
ResponderExcluir