Planetário da UFBA será aberto ao público a partir de 02 de abril

Olá, Leitora! Olá, Leitor!


A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anunciou hoje (20/03/2024), por meio de divulgação nos meios de comunicação e em suas redes sociais, que seu Planetário, o primeiro equipamento do tipo em Salvador, estará aberto ao público a partir de 02 de abril. Projetores digitais de última geração transformam uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma grande tela de cinema, reproduzindo o céu e permitindo a observação das milhares de estrelas, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.

Fonte: UFBA/Comunicação

No espaço, também estarão disponíveis potentes telescópios para observação direta, em espaço aberto, com capacidade para visualizar desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas.

O agendamento da visita será em breve disponibilizado pela Sympla ou por meio do site do planetário (planetario.ufba.br). Inicialmente, serão oferecidas duas sessões de 40 a 50 minutos, mas a expectativa é que o planetário funcione diariamente, das 8h às 20h.

Quando estiver em pleno funcionamento, o planetário reservará 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, além de 7 sessões semanais para o público interno da UFBA. As sessões abertas ao público em geral serão comercializadas, com a receita revertida para a manutenção do próprio planetário.

A estrutura do planetário, desde a construção até os equipamentos, foi doada à UFBA por um ex-aluno, Francisco Lacerda Brito, graduado na Faculdade de Direito, astrônomo amador e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB).

A gestão do novo equipamento se dará por meio de parceria estabelecida entre a UFBA, o IABCB e a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia. O terreno para a construção do Planetário, situado ao lado da portaria principal do campus de Ondina, na Avenida Milton Santos, foi disponibilizado pela UFBA para a implementação do projeto.

Diretamente vinculado ao Planetário, o Instituto de Física oferecerá no local o curso de Introdução à Astronomia. Já a Faculdade de Comunicação solicitou o espaço para atividades de disciplinas do curso de cinema. Além disso, há outras possibilidades de uso por unidades de ensino, como a Faculdade de Medicina, que poderá promover a transmissão ao vivo de cirurgias, utilizando os recursos avançados de conexão e alta definição das imagens.

Este é um importante instrumento de suporte e divulgação das atividades da astronomia e de outras ciências que faltava na capital baiana e que, com certeza, agregará muito valor para a universidade, sua comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Brazilian Space.

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

 

Comentários

Postar um comentário