Projeto de Ferrovia Lunar Recebe Apoio do Governo dos EUA Para Impulsionar a Exploração Espacial

Caros leitores e leitoras do BS,
 
Foto: Aboodi Vesakaran/Pexels; Alex Andrews/Pexels

No dia 22 de março, o site britânico 'INDEPENDENT' divulgou uma notícia intrigante: um conceito de rede ferroviária na Lua, conectando diferentes bases lunares, poderia tornar-se realidade dentro da próxima década, após a aprovação desse projeto por uma agência governamental dos EUA.
 
A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA) concordou em financiar o empreendimento, proposto no ano anterior pela empresa aeroespacial Northrop Grumman. Este projeto faz parte de um plano de infraestrutura lunar de 10 anos da DARPA, destinado a apoiar o desenvolvimento de uma economia lunar futura, prevista para se consolidar à medida que várias agências espaciais ao redor do mundo buscam estabelecer uma presença permanente na Lua.
 
Imagem: ESA
Um conceito para uma base lunar que permitiria aos humanos estabelecer uma presença permanente na Lua.

Tanto os Estados Unidos quanto a China já têm programas em andamento para estabelecer bases lunares até o final da década, com a missão Artemis da NASA prevista para ser a primeira a levar humanos de volta à superfície da Lua.
 
A Northrop Grumman declarou em um comunicado que a rede ferroviária lunar proposta poderia transportar humanos, suprimentos e recursos para empreendimentos comerciais em toda a superfície lunar, contribuindo assim para uma economia espacial tanto para os Estados Unidos quanto para os parceiros internacionais.
 
Imagem: (ESA/P Carril)
Uma representação artística de uma base lunar.
 
Selecionada para o Estudo de Capacidade de Arquitetura Lunar (LunA-10), a Northrop Grumman agora está encarregada de construir um protótipo de um sistema ferroviário lunar totalmente operacional. Além disso, a empresa explorará diferentes métodos para construir, operar e reparar essa rede ferroviária lunar, que provavelmente incluirá o desenvolvimento de robôs capazes de realizar tarefas-chave.
 
O Dr. Michael Nayak, gerente de programa da DARPA, destacou que uma "grande mudança de paradigma" está chegando na próxima década para a economia lunar. Ele enfatizou que um sistema ferroviário lunar poderia proporcionar uma infraestrutura vital para sustentar uma próspera economia comercial na Lua.
 
Chris Adams, gerente geral da Northrop Grumman, expressou confiança no projeto, afirmando que o investimento em pesquisa e desenvolvimento manterá a tecnologia na vanguarda das soluções de próxima geração. Ele ressaltou a experiência da empresa na integração de sistemas complexos e na comercialização de serviços autônomos, visando criar mudanças duradouras para um ecossistema espacial sustentável.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários