Astrônomos Descobrem Uma Grande Quantidade de Água em 'Disco Protoplanetário' Localizado em Estrela a Cerca de 450 Anos-Luz da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia veiculada na ontem 29/02 no site "Olhar Digital", destacando que uma grande quantidade de água foi encontrada no Disco Protoplanetário de uma estrela no lugar exato onde um planeta está se formando. Entendam melhor esta história lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos 
Espaço que inspira, informação que conecta! 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
Agua é Mapeada Exatamente Onde Um Planeta Esta Se Formando
 
Mapear a água no disco protoplanetário revelou a sua presença onde um planeta esta surgindo, a descoberta pode revelar a origem dela na Terra
 
Por Mateus Dias
Editado por Lucas Soares
29/02/2024 - 19h38
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
(Crédito: ALMA/ESO/NAOJ/NRAO/S. Facchini et al.)
As áreas em azul mostram a distribuição de água no sistema estelar.
 
Uma grande quantidade de água foi encontrada no disco protoplanetário de uma estrela no lugar exato onde um planeta está surgindo. A descoberta pode mostrar não só como a presença dela influencia na formação planetária, como ajudar a entender o surgimento dela aqui na Terra.
 
No estudo publicado recentemente na revista Nature Astronomy, os pesquisadores investigaram uma jovem estrela semelhante ao Sol conhecida como HL Tauri, e que está localizada a cerca de 450 anos-luz de distância da Terra. As observações foram as primeiras a mapear a distribuição de água em um disco protoplanetário de uma estrela que pode hospedar a vida.
 
Água no Disco Protoplanetário
 
A origem da água na Terra é um grande mistério, existem pesquisadores que apontam que ela veio de asteroides que colidiram com o planeta, enquanto outros sugerem que ela está presente aqui desde a sua formação. Outros ainda acreditam ser uma mistura dos dois mecanismos.
 
Como não é possível voltar no tempo para descobrir como esse processo se deu, a solução é observar a água em outros sistemas planetários, ainda em formação. E aí que se encontra a HL Tauri, com menos de um milhão de anos e com um disco protoplanetário amplo, frio, estável e com planetas começando a se formar.
 
(Crédito: ALMA/ESO/NAOJ/NRAO )
A inclinação da estrela permite uma boa observação do seu disco proplaneário a partir da Terra.
 
A água já havia sido detectada anteriormente no sistema estelar. Devido a sua inclinação, é possível ter uma visão clara das estrelas e do disco protoplanetário com as lacunas características da formação dos planetas. Assim, os pesquisadores liderados pelo astrônomo Stefano Facchini decidiram dar uma olhada mais de perto.
 
Para isso, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) foi utilizado para observações da estrela em duas bandas de comprimento de onda diferentes, o que permitiu que o vapor de água fosse visto. 
 
* Foi descoberto uma quantidade significativa de água a cerca de 17 unidades astronômicas de distância da estrela, onde geralmente os planetas rochosos se formam;
 
* A quantidade de água nessa região é equivalente a 3,7 vezes a encontrada em todos os oceanos da Terra;
 
* Coincidentes, nessa região, existe uma lacuna que está dando origem a um planeta no sistema estelar.
 
(Imagem: Pexels)
Mapear a agua em outro sistema estelar pode ajudar a descobrir a origem dela no planeta Terra.
 
Os pesquisadores acreditam que isso é um forte indício de que se há um planeta se formando ali, existem altas chances da água estar sendo incorporada no processo. Um estudo recente revelou que existia muita água no início do Sistema Solar antes da formação da Terra. Assim, esse mapeamento pode indicar que o nosso planeta pode ter se formado com uma grande proporção de água, mesmo que posteriormente asteroides tenham trazido mais dela.
 
“Os nossos resultados mostram como a presença de água pode influenciar o desenvolvimento de um sistema planetário, tal como aconteceu há cerca de 4,5 mil milhões de anos no nosso próprio Sistema Solar.”
 
Stefano Facchini , em comunicado

Comentários