Estudante de Engenharia Aeroespacial da UFABC Sonha em Se Tornar Astronauta

Caros leitores e leitoras do BS!
 
Foto: André Henriques/DGABC
Vitória Marques da Silva.

No dia 24/03, uma notícia empolgante foi compartilhada no site do Diário do Grande ABC, destacando o feito de uma jovem de Rio Grande da Serra (SP), Vitória Marques da Silva, com apenas 21 anos, que agora trilha o caminho para se tornar uma astronauta. Para alcançar esse sonho, Vitória, estudante brasileira de Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal do ABC (UFABC), dará seu primeiro passo rumo ao espaço participando, no próximo mês, de sua primeira conferência internacional.
 
Sua pesquisa acadêmica, intitulada 'Confiabilidade do Pouso em Marte do Rover Perseverance', foi selecionada para apresentação na 'XIV Conferência Latinoamericana de Geofísica Espacial (XIV Colage)', a ser realizada entre os dias 8 e 14 de abril, em Monterrey, no México. Este congresso reunirá cientistas e estudantes de diversos países para discutir projetos no campo aeroespacial.
 
De acordo com a notícia, essa seleção para o evento foi apenas uma das etapas. Após obter o visto mexicano nesta semana, Vitória agora está correndo contra o tempo para custear as despesas da viagem, que incluem passagem, hospedagem e alimentação. Para arrecadar o dinheiro necessário, ela criou uma campanha online que já recebeu R$ 3.405,46 em doações - a meta é R$ 10.500.
 
Acesso o QR-Code para doação:
 
"Infelizmente, muitas pessoas não veem a profissão de astronauta como uma carreira viável. Elas frequentemente associam isso a um mero desejo infantil, então me dizem para desistir e escolher algo mais lucrativo e alcançável", disse Vitória. A estudante está ciente das dificuldades para alcançar seu objetivo, especialmente no Brasil, onde não há um curso específico para formação de astronautas - o atual senador Marcos Pontes (PL) é o primeiro e, até agora, o único astronauta e cosmonauta brasileiro.
 
Os obstáculos e a falta de apoio são utilizados por Vitória como combustível para alcançar seu objetivo final. Atualmente no terceiro ano do curso, Vitória já realizou duas pesquisas: a primeira sobre a reutilização de estruturas aeroespaciais após o término de sua vida útil e a segunda, o estudo que será apresentado no congresso. Este ano, ela iniciou uma pesquisa de iniciação científica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre a atomização de sprays de combustível para foguetes.
 
Um dos maiores orgulhos de Vitória é sua participação no Rocket Design da UFABC, a primeira equipe de foguetemodelismo do Brasil. "Sempre sonhei em trabalhar nessa área, mas só decidi pelo curso depois de visitar a universidade durante o ensino médio. Assim que conheci a equipe Rocket, me encantei com o trabalho e isso foi minha maior motivação para cursar Engenharia Aeroespacial. Eu tinha que fazer parte desse time, um dos mais avançados da América Latina", revelou a estudante, que desenvolve e coordena pesquisas, além de gerenciar projetos e participar de competições.
 
Para se tornar uma astronauta, são necessários diversos requisitos, como graduação em áreas relacionadas, experiência na profissão, mestrado, habilidades em pilotar aeronaves, treinamento de natação e mergulho, entre outros. Mesmo com uma longa lista de requisitos a serem preenchidos, Vitória, com seu sorriso e sonhos, já celebra suas primeiras conquistas.
 
"Só faltam dois anos para me formar, então já dei o primeiro passo. Logo em seguida, pretendo iniciar um mestrado e também quero investir na parte física, que é muito importante, além de fazer alguns cursos de mergulho, pilotagem, entre outros", disse.
 
Além de seu objetivo pessoal, Vitória também quer contribuir com o setor aeroespacial nacional. "Somos o futuro do país e estamos empenhados em fazer o Brasil avançar cada vez mais. Quando pensamos em astronautas, logo nos vem à mente a Nasa ou a SpaceX, mas seria incrível se tivéssemos nosso próprio centro de treinamento", afirmou. "Quem sabe eu não me torne a primeira astronauta negra brasileira", sonhou a estudante do Grande ABC.
 
O BS expressa solidariedade à jovem Vitória Marques da Silva e torcerá para que seu sonho seja alcançado, possibilitando que o Brasil finalmente tenha sua primeira BRAZONAUTA.
 
Avante Vitória!
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários