SpaceX marca data para o próximo teste da Starship com trajetória inovadora

Olá, Leitora1 Olá, Leitor!

O tão esperado próximo teste orbital da Starship, chamado de Starship Flight 3 (Integrated Fight Test No. 3 ou, simplesmente, IFT-3), está programado para ocorrer em 14 de março, segundo anunciado pela SpaceX. A empresa aguarda a aprovação final da FAA e está preparando várias inovações para esse teste, incluindo uma nova trajetória que terminará com a Starship aterrissando no Oceano Índico em vez do Golfo do México. O teste busca atingir diversos objetivos ambiciosos, incluindo a reativação de um motor Raptor no espaço e uma reentrada controlada da Starship. Essa abordagem de desenvolvimento iterativo é fundamental para os avanços da SpaceX, que busca criar um sistema de transporte totalmente reutilizável para enviar tripulação e carga para órbita terrestre e além.

O protótipo do estágio superior da Starship 28 em uma imagem de drone aéreo tirada na Base da SpaceX, no Texas, cerca de 2 semanas antes do voo esperado 3 (IFT-3) previsto para 14 de março de 2024. Crédito: SpaceX via X (Twitter).

Cabe lembrar que no primeiro teste orbital da Starship, realizado em 20 de abril de 2023, o veículo foi destruído quatro minutos após o lançamento sobre a área designada no Golfo do México. O voo terminou em falha, mas a SpaceX declarou sucesso, apesar de uma série de problemas durante o lançamento.

Já o segundo teste integrado da Starship, em 18 de novembro de 2023, seguiu um perfil de voo semelhante, mas introduziu novas técnicas. Durante a subida da primeira etapa, todos os 33 motores dispararam. Após uma manobra de inversão e início da queima de retorno, vários motores do propulsor começaram a desligar. Um falhou energeticamente, causando a destruição do propulsor. O estágio superior ascendeu normalmente por cerca de sete minutos, mas uma falha no sistema de combustível levou à ativação do sistema de terminação de voo, encerrando a missão.

Temos um vídeo do canal do Brazilian Space, publicado em 09 de janeiro deste ano, com a participação do Junior Miranda (do canal Homem do Espaço), noqual debatemos sobre os testes anteriores e sobre as perspectivas futuras da Starship - Superheavy.


Brazilain Space

Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários