Descoberta de um Vulcão Oculto em Marte Revela Novos Segredos do Planeta Vermelho

Olá, Leitora! Olá, Leitor!


Marte mais uma vez surpreende a comunidade científica com uma descoberta monumental. Através da análise de dados de diversas missões espaciais, pesquisadores identificaram um vulcão colossal na região leste da província de Tharsis, próximo ao equador marciano.

Figura 1: Um vulcão gigante escondido à vista em uma das regiões mais icônicas de Marte. (Fonte: SETI)

Esta descoberta impressionante só foi possível devido à erosão que ocultou o vulcão por mais de 50 anos desde sua primeira observação em 1971. Naquele ano histórico, a sonda Mariner 9 orbitou Marte, revelando uma superfície marciana pontilhada por inúmeros vulcões. No entanto, um desses vulcões permaneceu invisível até agora.

O novo vulcão, temporariamente nomeado de Noctis, está localizado ao sul do equador marciano, próximo aos famosos cânions de Valles Marineris. Com um pico atingindo 9.028 metros de altura, Noctis se destaca pela sua formação geológica peculiar, composta por mesas e cânions, com uma encosta externa que o manteve escondido durante décadas.

Figura 2. O novo vulcão gigante descoberto está localizado no "centro da ação" em Marte. (Fonte: SETI)

A descoberta foi feita durante uma investigação da geologia da área, onde pesquisadores identificaram sinais de geleiras no ano anterior. Dr. Pascal Lee, do Instituto SETI, descreveu o momento da descoberta como uma revelação impressionante ao perceberem que estavam diante de um vulcão de proporções monumentais profundamente erodido.

Para confirmar a descoberta, Lee e o estudante graduado Sourabh Shubham analisaram imagens capturadas por missões anteriores, confirmando a presença do vulcão Noctis.

Figura 3: Mapa topográfico do vulcão Noctis. (Fonte: SETI)

Além da importância científica, a região ao redor do vulcão revela sinais de possíveis reservas de gelo glacial, tornando-a uma área promissora para futuras explorações humanas e robóticas em Marte.

Essas descobertas foram apresentadas na 55ª Conferência de Ciências Lunares e Planetárias, destacando o contínuo fascínio e exploração do nosso vizinho planetário, Marte.

Brazilian Space
Fonte: SETI

Brazilian Space 15 anos

Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários