O INPE e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Assinaram 'Protocolo de Intenções'

Caros leitores e leitoras do BS,
 
No dia 26 de março, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) anunciou através de seu site oficial que, em 15 de março de 2024, formalizou uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções.
 
De acordo com a nota do INPE, a cerimônia de assinatura contou com a presença de representantes de ambas as instituições, incluindo o Diretor do Instituto, Clezio Marcos De Nardin, o Coordenador da Coordenação Espacial do Nordeste (COENE), Marcos Aurélio Ferreira dos Santos, a Coordenadora Substituta da Coordenação de Rastreio, Controle e Recepção de Satélites (CORCR), Maria de Fátima Mattiello Francisco, e o Tecnologista da COENE, Manoel Jozeane Mafra de Carvalho. Pelo IFRN, estavam presentes o Reitor José Arnóbio de Araújo Filho, o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Lima Neto, e o Professor Moisés Cirilio de Brito Souto, entre outros.
 
O Diretor do INPE, Clezio De Nardin, destacou a relevância da parceria entre as instituições, afirmando: "Estamos diante de um futuro promissor que requer bases sólidas. O trabalho conjunto já está em andamento e nosso objetivo é fortalecê-lo ainda mais". Ele também ressaltou a importância da colaboração com o IFRN para o desenvolvimento de novas tecnologias espaciais e aplicações em áreas como monitoramento de recursos hídricos, energias renováveis e meteorologia, entre outras.
 
Por sua vez, o Reitor do IFRN, José Arnóbio, expressou sua expectativa em relação à continuidade e consolidação da parceria: "Esperamos que essa união, que já se iniciou, se fortaleça e perdure ao longo do tempo, pois nosso objetivo é intensificar esforços que complementem as experiências de ambas as instituições". Arnóbio enfatizou ainda o desejo de estreitar os laços entre as instituições, mencionando colaborações anteriores e destacando a Plataforma Samanaú como um exemplo de projeto conjunto para coleta de dados ambientais.
 
Mesa com representantes das instituições INPE e IFRN, durante a Assinatura do Protocolo de Intenções.
 
Da esquerda para a direita: Avelino Lima Neto (Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação), José Arnóbio de Araújo Filho (Reitor do IFRN), Clezio Marcos de Nardin (Diretor do INPE) e Marcos Aurélio Ferreira dos Santos (Coordenador da COENE).
 
José Arnóbio de Araújo Filho e Clezio Marcos de Nardin, após a assinatura do Protocolo de Intenções.
 
Presentes na Reunião de Assinatura do Protocolo de Intenções firmado entre o INPE e o IFRN.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários