Educação em STEM: AEB Assinou 'Protocolo de Intenção' Com a 'Limitless Space Institute'

Olá prezados leitores e leitoras do BS!
 
Uma nota foi publicada ontem (29/02) no site da Agência Espacial de Brinquedo (AEB) informando que a nossa piada espacial assinou um Protocolo de Intenção com o ‘Limitless Space Institute’, para assim fortalecer a Educação em STEM no Brasil. Entendam melhor essa história pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
AEB Assina Protocolo de Intenção Com Limitless Space Institute Para Fortalecer Educação em STEM no Brasil
 
O programa capacita professores de escolas públicas brasileiras com foco em STEM
 
Publicado em 29/02/2024 - 15h41
Atualizado em 29/02/2024 - 15h42
 
Limitless; divulgação.
 
Em fevereiro deste ano, Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou um Protocolo de Intenções com o Limitless Space Institute e a IHS Towers para futura implementação e gestão do Limitless Global Educator Program (LGEP) no Brasil.
 
A iniciativa consiste na capacitação de professores de escolas públicas brasileiras com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) nos temas relacionados a exploração espacial e suas tecnologias. O intuito é ter professores da Educação Básica mais confiantes nas salas de aula com os temas relacionados ao STEM, em especial na área espacial, contribuído para a formação de jovem preparados para o futuro.
 
“A AEB considera que o desenvolvimento do interesse e da motivação das crianças e adolescentes nas áreas da Ciência, em particular aquelas ligadas à atividade espacial, é fundamental.  Sem haver esse interesse por parte da juventude, não há como garantir o futuro do Programa Espacial. Neste sentido, essa capacitação que será proporcionada pelo Limitless Space Institute é extremamente importante”, afirmou o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.
 
Além do conhecimento técnico, as disciplinas STEM promovem o desenvolvimento de habilidades transversais, como colaboração, comunicação e trabalho em equipe. Ademais, o fortalecimento do ensino de STEM contribui para o desenvolvimento econômico e social do país. Profissionais qualificados nessas áreas são essenciais para impulsionar a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento.
 
Segundo a Diretora-Executiva do Limitless Space Institute, Kaci Heins, “esta colaboração, centrada no programa Limitless Global Educator patrocinado pela IHS Towers, mostra nossos esforços conjuntos para apoiar o desenvolvimento profissional de educadores, usando o contexto inspirador da exploração espacial para melhorar o aprendizado STEM. Ao trabalharmos juntos, não estamos apenas fornecendo aos educadores brasileiros as ferramentas para inspirar a próxima geração, mas também lançando as bases para um futuro onde o potencial de aprendizado e descoberta é tão infinito quanto o próprio universo”.
 
👉Saiba mais sobre o assunto:
 
 
Sobre o Limitless Space Institute 
 
O Limitless Space Institute (LSI) é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é inspirar e educar a próxima geração a viajar para além do nosso Sistema solar e a pesquisar e desenvolver tecnologias capacitadoras. O LSI promove a busca de P&D relevante para a exploração do espaço profundo por meio dos seguintes programas que envolvem os alunos:
 
* P&D interno: pesquisa básica interna nos Laboratórios Eagleworks, próximos ao Johnson Space Center;
 
* P&D externo: financiamento direto de projetos de P&D liderados por acadêmicos por meio de concessões;
 
* P&D colaborativo: avanço da pesquisa em colaboração com parceiros universitários;
 
* Bolsas de estudo: concessão de bolsas para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado;
 
* Educação sem limites: programação de desenvolvimento profissional de educadores internacionais, desenvolvimento de currículo de educação espacial, subsídios para o ensino fundamental e médio para iniciativas de educação STEM e divulgação da educação STEM.
 
Sobre a IHS Towers 
 
A IHS Towers é uma empresa proprietária, operadora e desenvolvedora independentes de infraestrutura de comunicação compartilhada do mundo por número de torres. É uma multinacional independente de towercos com foco exclusivo nos mercados emergentes. 
 
A empresa tem quase 40.000 torres em seus 11 mercados, incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia. Para obter mais informações, envie um e-mail para: communications@ihstowers.com.
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários