China está planejando um sistema de vigilância na Lua

Olá, Leitora! O;á, Leitor!

Em notícia publicada no site Tecnoblo de 05/03/202, a China está planejando algo inovador para a Lua: um sistema de vigilância chamado Skynet. Embora possa parecer saído de um filme de ficção científica, o objetivo é monitorar a futura estação lunar do país.

As câmeras, que serão instaladas no satélite natural, servirão para supervisionar a área e garantir a segurança dos taikonautas (astronautas chineses). A iniciativa faz parte do programa de exploração lunar da China, que está competindo com os Estados Unidos pela primeira estação permanente na Lua.

O artigo, originalmente publicado na revista científica chinesa Acta Optica Sinica, também menciona a investigação de anomalias na estrutura lunar, como meteoros e radiação espacial, que podem prejudicar os equipamentos da estação. A ideia é semelhante ao monitoramento realizado na Estação Espacial Internacional (ISS) para garantir a segurança dos astronautas.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos

Espaço que inspira, informação que conecta!


China quer instalar sistema de vigilância na Lua


Ideia parece maluca e vinda direto de um filme sci-fi, mas não é diferente de câmeras usadas para comunicação e monitoramento da Estação Espacial Internacional.

Por Felipe Freitas 05/03/2024 às 15:12

China quer lançar seu sistema de vigilância em sua futura estação lunar (Imagem: Michael Jowen/ Unsplash)

Um artigo publicado na revista científica chinesa Acta Optica Sinica indica que a China quer levar a sua Skynet, nome do seu sistema de vigilância, para a Lua. O país quer criar uma estação no satélite natural e as câmeras monitorarão a área do lugar. O estudo é assinado pela Agência Espacial Nacional da China (CNSA), Academia de Chinesa de Ciências, Universidade de Zhejiang e a estatal Corporação de Ciência e Tecnologia da China (CASC). As instituições autoras do artigo estão envolvidas no programa de exploração lunar da China. Na atual corrida espacial, o país asiático e os Estados Unidos disputam a primeira estação permanente no nosso satélite natural. Naturalmente, a CSA precisará monitorar os taikonautas (apelido dos astronautas chineses) na futura colônia — principalmente por segurança. 

Artigo fala de investigar anomalias estruturais

Está vendo aquela lua que brilha lá no céu? No futuro ela deve contar com estações lunares da China e Estados Unidos (Imagem: Rkarkowski/Pixabay)

Como explica o South China Morning Post (SCMP), o estudo fala em monitorar “anomalias” na estrutura lunar. Calma, isso não quer dizer que os chineses querem vigiar possíveis alienígenas. A Lua é regularmente atingida por meteoros, meteoritos e radiação espacial. Isso pode prejudicar o funcionamento dos instrumentos da futura estação. Logo, ter uma rede de câmeras espalhadas na área da colônia (com área prevista de 6 km²) auxiliaria na investigação da causa de possíveis problemas. Outro ponto para levar a Skynet ao espaço tem a ver com o monitoramento das atividades e a segurança dos astronautas, tal qual ocorre na Estação Espacial Internacional (ISS). Por exemplo, se um profissional passa mal em módulo ou em uma caminhada lunar, a estação terrestre pode orientar o resto da equipe a resgatá-lo. O nome Skynet, por sinal, não tem nada a ver com a franquia cinematográfica. Os chineses têm um provérbio que fala de uma rede no céu com um amplo trançado que impediria a entrada de qualquer coisa. Seria um indicativo de que a justiça é onipresente. Algo como o nosso “tarda, mas não falha”. Medo de sabotagem?

Tanto a China quanto os Estados Unidos querem criar estações no polo sul da Lua porque este é o melhor lugar para manter comunicação constante e ainda pode conter gelo. É natural que isso levante a ideia de que um país poderia tentar sabotar a estação do outro. Contudo, isso é custoso e arriscado (mesmo sem câmeras de vigilância). Ainda que as estações fiquem próximas num futuro talvez distante, levar um veículo não tripulado ou um astronauta em caminhada lunar para prejudicar a estação rival é desperdício de recursos e arrisca vida de um profissional altamente qualificado. Entre os objetivos dessas estações, além da pesquisa da própria Lua, está servir de entrepostos para futuras viagens a Marte — que não devem deixar tempo livre para astronautas e taikonautas ficarem jogando pedra na janela um dos outros.

Comentários