Conferência Estadual de CT&I em São Paulo: Reflexões sobre as Demandas do Programa Espacial Brasileiro

Olá, Leitora! Olá, Leitor!

Recentemente, nos dias 07 e 08 de março, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de São Paulo congregou uma diversidade de vozes, incluindo representantes de instituições científicas, empreendedores e o setor público. O evento, parte integrante da 5ª Conferência Nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), surge como um palco crucial para antecipar discussões pertinentes à orientação de políticas públicas estaduais e à formulação da Estratégia Nacional de CT&I (2024-2035).

Fonte: Fapesp.

Enquanto diversos tópicos foram debatidos, é notável o destaque dado à formulação de uma Nova Política Estadual, com foco na recuperação do Sistema Nacional, inovação empresarial na reindustrialização e o papel estratégico da CT&I em programas nacionais.

As temáticas abordadas foram amplas e estratégicas, englobando desde questões de financiamento e organização da pesquisa e inovação até desafios como transição digital, mudanças climáticas e formação de recursos humanos para CT&I. A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância da participação feminina na ciência e elogiou a estrutura de pesquisa e desenvolvimento em São Paulo.

Apesar do tom otimista, é crucial avaliar como essas discussões se traduzirão em ações concretas e investimentos direcionados para o setor espacial. A presença maciça de instituições e stakeholders é um sinal promissor, mas é preciso transformar palavras em projetos tangíveis que impulsionem efetivamente o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos

Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários