Nova Imagem Mostra Campos Magnéticos Espiralando no 'Buraco Negro Sagitário A*' Que Fica no Centro da Via Láctea

Caros leitores e leitoras do BS!
 
[Imagem: EHT Collaboration]
Esta é a sombra do buraco negro central da Via Láctea visto em luz polarizada. É a primeira vez que os astrônomos conseguem medir a polarização, uma assinatura dos campos magnéticos, tão perto da borda de Sagitário A*. Na imagem, as linhas sobrepostas marcam a orientação da polarização, que está relacionada com o campo magnético em torno da sombra do buraco negro.
 
Campos Magnéticos ao Redor dos Buracos Negros
 
Uma recente notícia veiculada no site 'Inovação Tecnológica' em 27/03 apresentou uma nova imagem obtida pelo Radiotelescópio Virtual Horizonte de Eventos, revelando detalhes inéditos sobre o buraco negro supermassivo Sagitário A* (Sgr A*), localizado no centro da Via Láctea.
 
Pela primeira vez, observações em luz polarizada permitiram visualizar uma estrutura magnética surpreendente, semelhante àquela encontrada ao redor do buraco negro na galáxia M87 (M87*). Essa descoberta levanta a possibilidade de que campos magnéticos intensos sejam uma característica comum entre todos os buracos negros. Além disso, a similaridade entre essas estruturas sugere a presença de um jato oculto em Sgr A*, que ainda não foi diretamente observado.
 
Apesar de Sgr A* ser pelo menos mil vezes menor e menos massivo do que M87*, o primeiro buraco negro a ser fotografado, observações revelaram notável semelhança entre os dois. Isso levanta questões sobre se ambos compartilham características além de sua aparência. A primeira imagem do buraco negro no centro da Via Láctea foi capturada em 2022.
 
Para investigar essa possibilidade, a equipe optou por estudar Sgr A* em luz polarizada. Observações anteriores da luz em torno de M87* revelaram que os campos magnéticos ao redor dele permitem que o buraco negro emita poderosos jatos de material para seu entorno. As novas imagens agora sugerem que o mesmo pode ser verdade para Sgr A*, embora os jatos ainda não sejam visíveis nas imagens mais recentes.
 
Sara Issaoun, líder do projeto, comentou: "Estamos observando campos magnéticos fortes, torcidos e organizados próximos ao buraco negro no centro da Via Láctea. Se considerarmos que Sgr A* possui uma estrutura de polarização muito semelhante à observada em M87*, isso sugere que campos magnéticos intensos e organizados desempenham um papel fundamental na interação dos buracos negros com o gás e a matéria ao seu redor."
 
[Imagem: EHT Collaboration]
M87* e Sgr A* lado a lado, vistos em luz polarizada.
 
Luz Polarizada
 
A luz é uma onda eletromagnética que oscila, ou se move, permitindo-nos enxergar os objetos. Às vezes, a luz oscila em uma orientação preferencial, o que chamamos de "luz polarizada". Embora estejamos cercados por luz polarizada, aos olhos humanos essa luz é indistinguível da luz "normal".
 
No plasma que envolve os buracos negros, as partículas que giram ao redor das linhas de campo magnético adquirem um padrão de polarização perpendicular ao campo, permitindo que os astrônomos mapeiem as linhas originais do campo magnético.
 
Angelo Ricarte, membro da equipe, explicou: "Ao obtermos imagens em luz polarizada do gás quente incandescente próximo aos buracos negros, estamos inferindo diretamente a estrutura e intensidade dos campos magnéticos que acompanham o fluxo de gás e matéria que o buraco negro consome e ejeta. A luz polarizada nos proporciona insights adicionais sobre a astrofísica, as propriedades do gás e os mecanismos envolvidos quando um buraco negro atrai matéria para si."
 
Bibliografia:
 
Artigo: First Sagittarius A* Event Horizon Telescope Results. VII. Polarization of the Ring
Autores: Kazunori Akiyama et al.
Revista: The Astrophysical Journal Letters
Vol.: 964, Number 2
DOI: 10.3847/2041-8213/ad2df0
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários