Missão CADRE: NASA vai lançar três 'rovers' para a Lua

Olá, Leitora! Olá, Leitor!


Confira a emocionante notícia espacial, divulgada na matéria publicada na coluna ˜Tech ao Minuto" do site "Notícias ao Minuto Brasil" em 09/03/2024 (veja aqui) : a NASA está pronta para uma nova e inédita jornada lunar com o lançamento de três novos 'rovers'. Batizados de Cooperative Autonomous Distributed Robotic Exploration (CADRE), esses veículos lunares (os primeiros a serem enviados a Lua pelos Estados Unidos) prometem revolucionar a exploração do solo lunar, por serem o primeiro Sistema Multiagente (Multiagent System) a operar na Lua.

Os 03 rovers da missão CADRE em um dos laborartórios do JPL (Fonte: site Notícias ao Minuto Brasil / Tech ao Minuto)

Desenvolvidos pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA, os CADRE são projetados para trabalhar em equipe, maximizando a coleta de dados em uma escala sem precedentes. Com o tamanho aproximado de pequenas malas, esses veículos autônomos se deslocarão individualmente, mas sua verdadeira força reside na cooperação entre eles. A expectativa é que a NASA lance essa emocionante missão CADRE no início do próximo ano, abrindo novos horizontes para a exploração lunar.

A missão CADRE (Cooperative Autonomous Distributed Robotic Exploration) promete revolucionar a exploração lunar com uma abordagem inovadora (veja aqui). Três pequenos rovers, do tamanho de malas de mão, trabalharão em conjunto para explorar a Lua de forma autônoma, mapeando o subsolo em 3D e coletando medidas distribuídas.

Imagem detalhada da estrutura física de um dos moleos de engenharia dos rovers (Fonte: Site do JPL)

Esses rovers serão amplamente autônomos, tomando decisões e agindo sem a necessidade de intervenção humana constante. Equipados com câmeras estéreo, sensores de navegação e um radar multistático de penetração no solo, os rovers serão alimentados por painéis solares e terão a capacidade de mapear o terreno lunar em três dimensões.

Com comunicação via rádios de rede mesh entre si e uma estação base a bordo de uma sonda lunar, os rovers demonstrarão como múltiplos robôs podem colaborar na coleta de dados, abrindo caminho para missões autônomas e multirobot que visam objetivos científicos baseados em medições distribuídas.

Durante o período diurno de um único dia lunar, aproximadamente 14 dias terrestres, esses rovers conduzirão experimentos que testarão suas capacidades e abrirão novos horizontes para a exploração lunar autônoma e colaborativa

Veja a animação a seguir para entender um pouco melhor como será o funcionamento dos rovers e da missão:

Animação sobre a missão CADRE (Fonte: Site do JPL)

Previstos para serem lançados em 2024 como parte da iniciativa CLPS (Serviços de Carga Lunar Comercial) da NASA, os rovers CADRE chegarão à região Reiner Gamma da Lua a bordo da sonda Intuitive Machines 3 (IM-3) da startup Intuitive Machines, mesma que fez histrória recentemente ao se tornar a primeira empresa privada a pousar a sonda IM-1 "Odyseus".

Brazilian Space

Brazilian Space 15 anos

Espaço que inspira, informação que conecta!


Comentários