O PEB, a Mãe Dilma e o Fim de um Sonho

Olá leitor!

Trago agora para você um belo vídeo que talvez você ainda não tenha assistido, muito bem produzido pelo Instituto de Aeronáutica Espaço (IAE) sobre a “Operação Salina”, operação esta simulada do VLS-1 ocorrida entre os meses de junho e julho 2012.


O vídeo realmente mexe com quem é verdadeiramente brasileiro (é de arrepiar), e apesar de muito bonito, apenas apresenta uma operação simulada que teve como objetivo primário realizar as operações de transporte, preparação e integração mecânica do mock up estrutural inerte do VLS-1, bem como ensaios e simulações para a verificação da integração física, elétrica e lógica da Torre Móvel de Integração - TMI e dos meios de solo do Centro de Lançamento de Alcântara, associados à preparação para o voo do VLS-1, e como objetivo secundário, a retomada das atividades operacionais de preparação e integração do VLS-1 em sua plataforma de lançamento, proporcionando treinamento operacional às diversas equipes envolvidas.

Entretanto, esta operação foi tremendamente prejudicada pelo governo DILMA ROUSSEFF e seus energúmenos do MPOG, obrigando o IAE dividir a operação em duas, já que por falta de recursos não foi possível à inclusão do SISNAV (Sistema de Navegação do Foguete) nos testes de integração que também era inicialmente um dos objetivos desta operação.

Assim sendo, surgiu a “Operação Santa Bárbara” que estava prevista para ocorrer em 2013, mas que novamente pela falta de comprometimento desse governo populista de m... (peço perdão aos meus leitores pela palavra, mas a minha revolta é incomensurável) o IAE foi obrigado a transferi-la para o primeiro semestre de 2014, onde tenho minhas dúvidas de sua realização, já que cheguei à conclusão que enquanto essa presidentA petista estiver no poder, nenhum lançador de satélite de origem brasileira será lançado ao espaço.

É lamentável leitor essa postura desse governo irresponsável que esta não só destruindo o nosso PEB como o Brasil, entregando um mercado altamente rentável e de futuro a empresas estrangeiras que desembarcam no Brasil como lobos esfomeados atrás de nossas pequenas empresas de alta tecnologia, motivadas que são pela incompetência dirigida da MÃE DILMA, sabe-se lá os verdadeiros motivos.

Algo precisa ser feito e com urgência, pois ao final desses quatro anos de desmandos desse governo desastroso haverá consequências, que só serão sentidas nos próximos dez anos, afinal governar verdadeiramente um país objetivando o seu desenvolvimento, exige de seus governantes seriedade, responsabilidade, comprometimento, visão, dinamismo, e não populismo irresponsável e exacerbado como o praticado pelo governo dessa presidetA petista de m... (perdão pela palavra mais uma vez).

As notícias que me chegam de São José dos Campos senhores são muito ruins (infelizmente não posso divulgá-las, mas em breve deverão ser divulgadas oficialmente) e me fazem questionar se realmente ainda vale a pena dedicar-me ao Blog como venho fazendo com tanto sacrifício, e digo isso porque se essas notícias se confirmarem, será em minha opinião o fim do PEB. Isto não significa que o mesmo deixará de existir, é claro, mas que só apresentará resultados em períodos cada vez maiores, chegando a um momento que perderá até a razão de sua existência. Se preparem, o PEB será o desastroso acordo com a Ucrânia. Triste.

Duda Falcão

Comentários

  1. Estimado Duda, repecto a lo que usted publica "e me fazem questionar se realmente ainda vale a pena dedicar-me ao Blog como venho fazendo com tanto sacrifício", sepa que somos muchos lo que seguimos este blog que es uno de los mejores que existen respecto a la actividad espacial en Sudamerica. Su trabajo es altamente apreciado por nosostros, sus lectores.

    ¡Amino amigo!
    Cordiales saludos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Gustavo, me alegro de saber que mi trabajo es reconocido en toda América del Sur y especialmente en Argentina, y me siento muy halagado, pero cualquier trabajo que hace le pediré motivación. El gobierno del PT de la presidenta Dilma Rousseff es un desastre que afecte mortalmente todo el Brasil con su exarcerbado populismo, especialmente nuestro programa espacial. Vale la pena decir que el piso del camión no tendrá futuro. Por lo tanto, si se confirmaran mis proyecciones, la existencia del Blog BRAZILIAN SPACE pierde su significado.

      Cordias saludos desde Brasil

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Se o PEB se resumir a experimentos com um lançador estrangeiro, chamem os americanos. Não porque queira que esses venham também se apoderar de nossas bases mas porque no pior dos dois males mais vale colocar aqui algo rentável...

    Mas falo completamente fora de mim, porque não estou querendo acreditar que o que pode vir aí é o completo desmantelo de nosso programa espacial nacional. Os tempos andam dificeis, e o o pior é que isso faz parte dos planos do atual governo. Eles não sossegarão até que o Brasil chegue nesse estado aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo Israel, é tremendamente revoltante, mas acredite, você não viu nada ainda. Se não houver uma reviravolta hummmmm..... a coisa é muito séria, espere e verá.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. Como eu digo sempre Duda, acredito que a manutenção do blog e esses nossos desabafos tem um sentido sim.

    Os homens de bem não devem nem podem se calar. Eu não acredito que antes de uma mudança radical nesse estado de coisas que estamos vivenciando, nada de bom virá desse e de outros governos que vierem nessas mesmas condições.

    A resistência com palavras é uma das mais contundentes. pode chegar a poucos no início, mas acredito que um dia ainda vai fazer a diferença.

    Não devemos esmorecer, nem fazer como esta classe envolvida no atual PEB que se cala e nada faz e que por isso, parece satisfeita com tudo que está acontecendo. Isso é patético.

    Vamos adiante !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcos!

      Eu entendo isso, mas a coisa é muito séria amigo e há meu ver sem solução enquanto presidentes como essa senhora estiverem no poder. Digo-lhe e repito, o modelo adotado pelo Brasil no PEB funcionaria perfeitamente com alguns ajustes, mas passa pelo COMPROMETIMENTO do seu gestor, para que os seus executores tenham como apresentar resultados. Infelizmente está claro para mim que essa gente não quer um Programa Espacial e temo que profissionais importantes e sérios apressem suas aposentadorias abandonando o programa para trabalhar em outras áreas, ou mesmo na área espacial em outros países, já que convites não faltam. Isso amigo é um absurdo, essa mulher é um desastre e precisa ser detida, mas infelizmente não vejo saída.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  4. Infelizmente você tem razão Duda.... as notícias que vem por aí não são nada boas.... e certamente você não será o único a desanimar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é anonimo, são muito ruins mesmo, e tens razão, muita gente boa se desanimará, podendo até mesmo abandonar o programa. É lamentável!

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  5. “ NÃO HÁ TEMPESTADE, QUE DURE PARA SEMPRE”

    Mas existe algo que preciso dizer à nossa comunidade! Que se encontra no limiar do estresse sobre o nosso PEB. “ NÃO HÁ MAL QUE DURE PARA SEMPRE “ no templo da Justiça, na transição natural do processo de liberdade de nosso legítimo patamar espacial, em decorrência aos anos de conquistas tecnológicas . Precisamos não ser culpados de ações mórbidas, por não termos reagidos no passado. Não procuremos sintetizar a nossa sede de liberdade bebendo na taça da amargura e do ódio. Precisamos conduzir nossa luta, para sempre, no alto plano da dignidade , democracia e da disciplina. Precisamos não permitir que nosso protesto emotivo gerem rancores procedentes de um coração magoado, temos que direcionar nossas energias (+) , com atitudes mais cautelosas, e o tempo cuidara das magoas e tristezas. Muitas vezes, precisamos elevar-nos às majestosas alturas o sonho de ir ao espaço pelas forças “do realizar”, no meu caso, quando projeto e lanço meus foguetes, mesmo em escala reduzida, aliada a força da vontade espiritual. A maravilhosa e nova combatividade que desenfreou junto ao nosso bandeirante “Duda Falção” a comunidade do blog Brasilian Space, tem sido rótulo e bandeira de alertar á muito tempo atrás, a verdade camufladas por terceiros. Não podemos de hipótese alguma caminhar sozinhos. E quando caminharmos , precisamos assumir o compromisso de que sempre iremos adiante, custe o que custar. Não podemos voltar!. Caro amigo Duda ! não podemos parar, não podemos desistir diante de víboras que abocanham nossos sonhos, pessoas frias e calculistas, que não sonham, tem simplesmente, pesadelos.

    Digo-lhes hoje, meus amigos, embora nos defrontemos com as dificuldades de tais indivíduos contrários ao progresso do Brasil de hoje e de amanhã, que eu ainda tenho um sonho. E um sonho profundamente enraizado em testemunhar o voo do VLS, VLM, e tanto outros.

    Eu tenho um sonho de que um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de ir conquistar um pedaço do COSMO.

    Eu tenho um sonho de que, um dia, em Alcântara eleve-se nossos veículos espaciais, e que os filhos do seus filhos e os filhos de antigos e novos engenheiros ,poderão sentar-se juntos e, observarem o traçado da trajetória dos nossos foguetes.

    Eu tenho um sonho de que, um dia, até mesmo em Brasília , um estado sufocado pelo calor da incerteza , corrupção e desleixo será transformado num oásis de liberdade e justiça nacional.

    Quando deixarmos soar a liberdade do grito sufocado pelas injustiças dos péssimos governantes , quando a deixarmos soar em cada lábios o grito de independência, e até mesmo em cada estado e em cada cidade, vejo! Que a resultante será em acelerar o advento daquele dia onde a ação produzida pela reação dos incompetentes, serão inevitáveis.”


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cassio!

      Hehehehe, dessa vez amigo você realmente se superou, parabéns pelas suas palavras e colocações que realmente foram de grande valor.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  6. Belo vídeo realmente,o VLS-1 será lançado disso não tenho dúvida,só resta saber quando pois os prazos ditos nunca são cumpridos.
    Outra coisa esse projeto não terá futuro se falhar outra vez,para vingar vai ter que funcionar perfeitamente,só assim aqueles que jogam contra esse e outros projetos perderam força na tentativa de boicotar o PEB,só tem uma bala no tambor e não pode sair pela culatra desta vez,se sair ai só teremos ucranianos e americanos em Alcântara.Desculpe se falei alguma besteira más é o que penso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Não disseste nenhuma besteira, apesar de não concordar com a sua anonimidade. Otimismo amigo é algo realmente muito importante, mas nesse caso especificamente não valerá de nada enquanto presidentes populistas como essa senhora estiveram no poder. O PEB esta sendo destruído por essa senhora e não avançando como pode parecer no vídeo. O leitor precisa entender que o VLS-1 é um foguete tecnologicamente pronto não existindo mais nenhum empecilho técnico para que venha voar, mas para isso precisa realizar os dois vôos tecnológicos previstos (VLS-1 VSISNAV e o VLS-1 XVT-02). Quanto a ter só uma bala no tambor em parte é verdade pelos insucessos e frustrações geradas, mas como lhe disse o foguete está pronto e precisa ser testado.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  7. Eu quero parabenizar o pessoal do IAE e toda equipe técnica, que mesmo com recursos escassos, mesmo pela falta de reconhecimento da mídia e da maior parte do povo brasileiro, segue em frente.
    O VLS, apesar de críticas por vezes sem fundamento técnico, é um projeto realmente apaixonante, eu sou fã deste lançador e torço pelo sucesso.

    Miraglia
    www.edgeofspace.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endosso as suas palavras Eng. Miraglia,

      Se não fosse a persistência desse profissionais o setor de foguetes de sondagem e de veículos lançadores não teria alcançado o estágio que já alcançamos. Também sou fã do VLS-1 e torço pelo seu sucesso, mas temo que enquanto presidentes como essa presidentA petista estiverem no poder, jamais o mesmo sairá do chão.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  8. Realmente venho esperando por este lançamento a tempos, poder bater no peito e dizer que somos SIM muito capazes e seriamos melhores se houvesse o apoio de lideres que realmente entendem do que fazem e não dos que ocupam os lugares de doutores simplesmente por sua afinidade político-partidária. Meu repúdio a estas pessoas desqualificadas me faz repensar no grau de esforço que temos por um país que é governado por politiqueiros.
    Atualmente sou mestrando do INPE e gostaria muito de poder contribuir para o PEB, embora essa corja política tente implodir tudo o que há de melhor, mas esse vídeo me deu novos sabores, novas expectativas e o orgulho pela bandeira está mais forte hoje! Ordem e progresso...

    ResponderExcluir
  9. Sr. Al.mor!

    Seu comentário foi apagado pois consideramos que atacar os militares da forma anônima como o senhor fez é covardia e portanto inaceitável, principalmente, como disseste, vindo de alguém que trabalhou no próprio DCTA, comendo do mesmo prato dos que hoje estão a serviço desse departamento do Comando da Aeronáutica. Isso é inaceitável e não terá guarita no Blog Brazilian Space.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  10. Excelente vídeo e impressionante a infraestrutura. Espero que tenham recursos para os lançamentos como previsto. Será uma tragédia (dentre tantas outras) parar com este desenvolvimento mesmo tendo tido falhas. Só os que não fazem nada é que não falham e adoram apontar a falha dos outros.

    ResponderExcluir

Postar um comentário