DCTA Inicia Simpósio Sobre Planejamento Aeroespacial e de Defesa

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/101) no site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) informado que teve inicio na manhã de ontem o “Simpósio Sobre Planejamento Aeroespacial e de Defesa”.

Duda Falcão

DCTA Inicia Simpósio Sobre
Planejamento Aeroespacial e de Defesa

ACS/DCTA
13/11/2013

Teve início na manhã desta terça-feira, 12, nas dependências do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), de São José dos Campos, o I Simpósio sobre Planejamento Aeroespacial e de Defesa (SIPEAD). O evento, que conta com cerca de 100 inscritos, é voltado para militares e servidores civis do DCTA e tem o objetivo proporcionar a atualização do pessoal e permitir a coleta e a análise dos resultados para subsidiar ações futuras e processos decisórios relacionados ao Planejamento Estratégico e à Estratégia Aeroespacial e de Defesa.

A palestra de abertura foi proferida pelo Major-Brigadeiro Jeferson Domingues de Freitas, Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), cuja palestra tratou sobre o Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER). Na sua apresentação, o Oficial General ressaltou a preocupação da Força Aérea Brasileira (FAB) com o planejamento para atingir os seus objetivos futuros: “temos a necessidade de nos mantermos em coordenação com as 3 forças, de modo que seja possível estarmos integrados, com um sistema de comando e controle eficientes”.

O Major-Brigadeiro Domingues apresentou também à audiência alguns projetos estratégicos de grande importância para a FAB, como a modernização das aeronaves F5 e A1, o desenvolvimento de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP's) e o cargueiro KC-390, cujo projeto visa não apenas garantir maior mobilidade militar, mas também consolidar o desenvolvimento da indústria nacional de defesa.

Para o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro-do-Ar Alvani Adão da Silva, a iniciativa de realização do simpósio é bastante oportuna. “Para o futuro, devemos abrir o evento para mais entidades, de modo que conheçam o funcionamento do DCTA”, revela.

O simpósio seguiu, na parte da manhã, com a apresentação do Sistema de Planejamento Estratégico de Defesa, proferida pelo Coronel Paggiano, do Ministério da Defesa, e do Sistema de Planejamento Institucional da Aeronáutica (SISPLAER), ministrada pelo Brigadeiro-do-Ar Adalberto Zavaroni, Chefe da 6º Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica.

PROGRAMAÇÃO

12 de novembro

08:30 – 09 Abertura
Cel D.Corrêa

09 – 09:50 Plano Estratégico Militar da Aeronáutica PEMAER – COMAER
MB Domingues

10:15 – 11 SIPED – Ministério da Defesa
Cel Paggiaro

11 – 11:45 Sistema de Planejamento Institucional da Aeronáutica SISPLAER
Brig Ar Zavaroni

13:30 – 14 Plano Setorial  – DCTA
Cel D.Corrêa

14:10 – 14:40 Gestão Estratégica e o Poder Aeroespacial – DCTA 
An. Filomena

15:10 – 16 Pensamento Estratégico – IEAv
Cel Vilson

13 de novembro

08:30 – 09 Estrutura e Funcionamento da Comissão de Projetos do DCTA
Cel Lucca

09:10 – 09:40 Manual de Gestão da Inovação Tecnológica no DCTA
Cel Franchitto

10:10 – 11 Pensamento Estratégico – ITA
Dr. Pacheco

11:05 – 11:50 Pensamento Estratégico – IPEV
Cel Travassos

13:30 – 14:20 Pensamento Estratégico – IFI
Cel. Otero

14:30 – 15:20 Pensamento Estratégico – IAE
Tecnologista Roberto Lage

16:30 - 17:00 Encerramento


Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes