INPE Lança Projeto Para Conectar o Brasil em Banda Larga

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto lançou projeto para conectar o Brasil em Banda Larga.

Duda Falcão

INPE Lança Projeto Para Conectar
o Brasil em Banda Larga

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2013

A tecnologia aeroespacial é a base do CONECTAR, projeto que irá levar sinal de internet às comunidades distantes dos centros urbanos. Para isso, balões carregarão o sistema de comunicação embarcado desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Nesta quinta-feira (14), às 11 horas, no INPE de Cachoeira Paulista, um balão equipado com um protótipo do CONECTAR será lançado para demonstrar a operacionalidade do projeto.  Estarão presentes o diretor do INPE, Leonel Perondi, e os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e das Comunicações, Paulo Bernardo.

“O balão portando transceptores será içado a 240 metros de altura e fará os enlaces via rádio com um ponto fixo em Cachoeira Paulista e com um veículo do INPE que transportará um rádio. Esta base móvel realizará uma varredura da qualidade de conexão até 50 km de distância do balão”, explica Jose Ângelo Neri, que coordena o projeto no INPE.

Com o balão, a comunicação em banda larga usando rádio frequência atinge maior área de cobertura em comparação às torres convencionais. Assim, o CONECTAR pode ser executado com custo competitivo em relação às tecnologias existentes, por levar menos tempo para implementação e com abrangência de sinal muito maior.

Realizado pelo INPE/MCTI, Telebrás, CPqD e Ministério das Comunicações, o projeto CONECTAR conta com a parceria de empresas especializadas para agregar tecnologia espacial inovadora ao sistema de comunicação embarcado no balão.

Teste do projeto realizado em outubro.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

  1. Acho que nossos cientistas são ótimo e se recorrem aos poucos recursos e poucos materiais que têm para inovar, o que tem sido fantástico. Mas para criar um bom sistema de comunicação, tanto telefonia como internet, é preciso investir em peso. É preciso mandar satélites e espalhar cabos de fibra ótica pelo Brasil a fora. Para isso é preciso planeamento, colaborações e muitos recursos financeiros que ao longo prazo compensariam em muito.

    Vivi na Europa e posso dizer que nesse tipo de tecnologia estamos cerca de 10 a 15 anos atrazados em relação a outros países. Não é algo dificil recuperar, mas isso exigiria melhores lideres.

    ResponderExcluir
  2. Bolsonaro falando da aeronautica: aqui

    Não sei exatamente se ele está falando dos maus salários, da falta de recursos para projetos nessa área ou outra coisa. Mas ficou claro que, segundo Bolsonaro, "tudo depende do executivo" para ser realizado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial