Projeto DPA-VANT Realiza Primeiro Pouso Automático
Olá leitor!
Segue abaixo uma nota postada hoje (25/11) no site do Instituto
de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o projeto DPA-VANT realizou com
sucesso o primeiro pouso automático do VANT Acauã.
Duda Falcão
Projeto DPA-VANT Realiza
Primeiro Pouso Automático
Publicada em 14/11/2013 15:35
Atualizada em 12:09
A meta mais
ousada do Projeto DPA-VANT foi alcançada em 22 de novembro de 2013, durante a
Operação DPA 9: o pouso automático do VANT Acauã.
A Operação
DPA 9, nona campanha de ensaios do projeto, foi realizada na Academia da Força
Aérea - AFA, em Pirassununga/SP, no período de 20 a 25 de novembro de 2013, com
coordenação do Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE, do Departamento de
Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA. Foram executados 5 voos com o
Protótipo 03 do VANT Acauã, sendo que dois voos tiveram o pouso de forma
automática.
A execução
do pouso automático, totalmente controlado pelo computador de bordo, incluiu as
seguintes fases: rampa de aproximação de precisão; alinhamento e nivelamento
antes do toque na pista (decrab/deroll); corrida no solo e parada total da
aeronave. Durante estas fases do pouso automático, foram utilizados diversos
sensores, como unidade inercial, DGPS (GPS Diferencial), radar altímetro e
laser altímetro. Para eventuais situações de emergência, foi mantido um piloto
no solo durante os ensaios de pouso automático.
A Operação
DPA 9 contou com cerca de 40 participantes do DCTA e do Centro Tecnológico do
Exército - CTEx. Também participaram integrantes das empresas contratadas BCC,
responsável pelo software embarcado, e Flight Technologies, responsável pelo
piloto automático.
O apoio
prestado pela AFA foi essencial para o sucesso da Operação DPA 9. Um dos itens
principais deste apoio foi a alocação de um helicóptero H-50 Esquilo para
exercer a função de aeronave de acompanhamento (“paquera”) durante os voos de
ensaio, tripulado por pessoal do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo -
IPEV, do DCTA.
O sucesso
alcançado nestes ensaios de pouso automático foi resultado de quatro anos de
árduo trabalho de toda a equipe do Projeto DPA-VANT, com a realização de nove
campanhas de ensaios, sendo 5 de ensaios em voo e 4 de ensaios no solo, com
corridas na pista. A meta de decolagem automática foi completada durante a
sexta campanha, em agosto de 2013.
O Projeto
DPA-VANT tem como objetivo o desenvolvimento de um demonstrador de tecnologia
de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não
Tripulados (VANT). O projeto é coordenado pelo IAE e conta com a participação
do CTEx e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). É apoiado pela Fundação
de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), com recursos financeiros da
Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
São poucos os
países no mundo que dominam as tecnologias de controle necessárias para a
decolagem e pouso automáticos de veículos aéreos não tripulados de maior porte.
Esta capacidade possibilita a diminuição de acidentes durante estas fases
críticas do voo e a operação em condições meteorológicas adversas, como no caso
de nevoeiros.
As
tecnologias pesquisadas pelo Projeto DPA-VANT poderão ser incorporadas em
futuros VANT de emprego operacional das Forças Armadas Brasileiras, a serem
desenvolvidos por empresas nacionais.
A seguir são
apresentadas fotos da Operação DPA 9, com crédito do Cap QEM Eduardo Bento
Guerra (CTEx) e do Téc José Ângelo de Aquino (IAE/AIE).
Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)
Comentário: Bom leitor normalmente não
costumo abordar notícias aeronáuticas em nosso blog, pois foge do nosso tema,
além de já existirem diversos blogs e sites brasileiros especializados nesse
assunto. Entretanto, pela relevância alcançada pelo IAE e seus parceiros com o desenvolvimento
dessa tecnologia, e também em reconhecimento a todos que participaram e ainda
participam desse projeto, não poderia deixar aqui de registrar esse feito. No
entanto, a notícia de que essa tecnologia será repassada para empresas
brasileiras me traz grande preocupação. Qual empresa ou empresas brasileiras? Empresas
do tipo da AEL Sistemas, Equatorial Sistemas, Optovac, ou empresas genuinamente
brasileiras? Qual a garantia que o povo brasileiro tem de que essa tecnologia
não será passada para uma empresa que está em vias ou será vendida nos próximos
anos para um grupo estrangeiro? Senhores, (para quem não sabe ainda) a empresa Opto Eletrônica, nossa joia da corôa especializada
no desenvolvimento de câmeras espaciais para o Programa CBERS, está para ser
vendida ao grupo europeu SAFRAN, e ninguém desse governo desastroso faz algo
para impedir que nossos recursos aplicados durante anos na tecnologia desenvolvida
por essa empresa desça pelo ralo e passe ao controle desse grupo europeu. Isso
é um absurdo, um crime contra a nossa nação e nem mesmo o Ministério Público se
manifesta para impedir ações como essa. Em breve leitor, o chamado “Cluster
Aeroespacial Brasileiro” não terá nada de brasileiro, e muito se assemelhará
com a chamada “Indústria Automobilística Brasileira”. É lamentável, mas é a cara
de um país sem comando e totalmente aberto para os lobos de plantão, uma verdadeira CASA DE MÃE JOANA, ou melhor, CASA DE MÃE DILMA. Uma vergonha.
Gostei Duda! Ficou muito bom teu comentário. Pela Não venda da Opto, eu apóio! Abraço
ResponderExcluirOlá Anônimo!
ExcluirAlgo tinha de ser dito contra esse desatino. Entretanto, o certo seria que fosse criado uma campanha contra esse absurdo, esse crime contra o Brasil, mas não sei se seria legal uma ação como essa, já que como trata-se de uma empresa privada, poderia nos trazer problemas jurídicos. Se entre os leitores tiver algum advogado que possa ter uma opinião sobre isso, que nos ajude, pois a venda da Opto é criminosa e algo precisa ser feito.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Dizer mais o que não é Duda?
ResponderExcluirSó expressar minha revolta também...
Pois é Marcos, estamos desenvolvendo tecnologia com os nossos recursos financeiros e humanos para que os entreguistas energúmenos de plantão deem de mão beijada o que nos pertence. Isso é uma absurdo e alguém tem de fazer algo.
ExcluirAbs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Se não me engano, a tecnologia será utilizada no VANT Falcão da Avibras.
ResponderExcluirOlá Anônimo!
ExcluirTomara amigo, tomara que essa tecnologia vá mesmo para Avibrás.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)