Maior "Olho da Humanidade", Observatório Vai Buscar Vida Alienígena

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (30/11) no “Portal Terra” destacando que o maior "Olho da Humanidade" vai buscar vida alienígena.

Duda Falcão

PESQUISA

Maior "Olho da Humanidade",
Observatório Vai Buscar Vida Alienígena

Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis
30 de Novembro de 2013 - 08h07
Atualizado às 08h18

Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra
O diretor de operações do Observatório de La Silla Paranal, no
Chile, Andreas Kaufer, durante Congresso Latino Americano
de Astronomia realizado em Florianópolis
.

Considerado como o “maior olho da humanidade”, o super telescópio que será construído na área do deserto do Atacama, no Chile, servirá para buscar “vida fora do planeta Terra”.

A afirmação foi feita pelo diretor de operações do Observatório de La Silla Paranal, no Chile, Andreas Kaufer, durante Congresso Latino Americano de Astronomia realizado em Florianópolis. O projeto do Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT) conta com um “olho”, ou espelho de 39 metros de diamêtro. A construção deve consumir cerca de 1,1 bilhão de euros  e faz parte do consórcio ESO (European Southern Observatory), do qual o Brasil faz parte.

“Será uma grande contribuição para a comunidade científica internacional. Além de registramos aspectos muito superiores aos observatórios atuais, o E-ELT pode e deverá buscar sinais concretos de vida no Universo”, afirma Andreas. “E o futuro da Astronomia”.

Foto: Fabricio Escandiuzzi / Especial para Terra
O super telescópio que será construído na
área do deserto do Atacama, no Chile, servirá
para buscar vida fora do planeta Terra.
13 países já assinaram termos de cooperação para a construção do E-ELT no deserto do Atacama, considerada a melhor região do planeta para observações astronômicas. A Espanha ainda deve aprovar a união nos próximos meses, segundo Andreas. O Brasil assinou um acordo em 2010 mas ainda conta com o projeto em tramitação na Câmara dos Deputados. “Sabemos que o Poder Legislativo brasileiro conta com uma série de comissões e conselhos que estão avaliando o tema, mas estamos esperançosos que a decisão ocorra o mais rápido possível”, disse.

O aporte necessário para o Brasil ficaria em torno de R$ 1,1 bilhão ao longo de onze anos. Enviado pela Casa Civil ao Congresso Nacional em fevereiro deste ano, o projeto de decreto legislativo PDC 1287/2013 encontra-se em três comissões da Câmara dos Deputados: Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI); Finanças e Tributação (CFT); e Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).

O ESO completou cinquenta anos de atividades com uma série de observatórios no Chile. A organização composta por 14 países é responsável por maior parte dos estudos “relevantes” na área de astronomia, de acordo com Kaufer. “25% dos estudos realizados ali são considerados extremamente importantes para a ciência”, disse. “Não podemos atender a todos os pedidos pois temos mais requisições do que noites disponíveis para observação”.

Segundo Kaufer, os observartórios do ESO seriam responsáveis por pelo dez das grandes descobertas da ciência em meio século. Entre elas, o movimento das estrelas na Via Láctea (estudo realizado em 15 anos após mais de mil noites de observação), a detecção em urânio e a determinação de idade de uma estrela e a primeira imagem de um exoplaneta. “Ainda tivemos a demostração do universo em aceleração, ou expansão, estudo que resultou no prêmio Nobel da Física em 2011”, disse.


Fonte: Site do Portal Terra - http://noticias.terra.com.br/

Comentários

  1. Isso pode parecer sacrilégio para alguns, mas acho idiotice gastar dinheiro para tentar descobrir formas de vida em outro planeta (tentanto provar o Evolucionismo, quando nem sequer sabem ainda como se formou a vida - nada contra a teoria), e para procurar ETs. Se os ETs forem vida inteligente eles sabem que é bom materem uma boa distancia da Terra e dos seus telescópios. Imaginem que se a primeira coisa que virem, quando descerem da nave em uma missão de paz, seja o Lula e a Dilma? Os ETs virariam de volta para a nave a procura de fuga mas provavelmente até esta já estaria roubada. Aqui na Terra a "integentzia" é muito estranha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKK, bem colocado Israel.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Pra quem gosta de jogo, esse é sobre programa espacial gratis http://peyre.x10.mx/BARIS/index.htm

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo!

    Bom, quanto ao cometário, vivemos numa democracia e temos o direito de expressar a nossa opinião, como bem fez o nosso amigo Israel Pestana, e que parece não ter sido entendido por você. O que não se explica é sua falta de educação e sua covardia se escondendo através do manto da anonimidade para atacar Israel e a minha pessoa. Por conta disso e pelo seu comentário mal educado você foi bloqueado.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi qual foi a natureza do comentário desse anônimo, mas não quis de forma alguma ofender. Paz, amor... e só não digo "liberdade" para não parecer que invoco de alguma forma o PCC, porque acho que esse é o lema deles. Mas é por aí...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial