Resultados e Apresentações do Workshop B.BICE+

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (12/11) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando os resultados e apresentações do Workshop B.BICE+ realizado na última quinta-feira (07/11) no INPE.

Duda Falcão

Resultados e Apresentações
do Workshop B.BICE+

Terça-feira, 12 de Novembro de 2013

Estão disponíveis as apresentações realizadas no workshop B.BICE+, que aconteceu na tarde de quinta-feira (7/11), no auditório do IAI, no INPE de São José dos Campos.

Participaram pesquisadores envolvidos em projetos financiados pelo B.BICE+. Clique aqui para o download das apresentações.

O workshop serviu para discutir pontos positivos e negativos das participações na última chamada (FP7). Questões como a falta de clareza no uso das rubricas e dificuldades com a burocracia administrativa serão melhoradas na próxima chamada conjunta: Horizon 2020, cujo principal foco será a inovação.

Algumas sugestões de melhoria foram apresentadas pelo INPE, como a elaboração de um manual de boas práticas, por conta de diferenças significativas na gestão de projetos financiados pelas agências de fomento brasileiras e o FP7.

Nova Chamada

O Horizon 2020 terá início em 2014 e o Brasil se encaixará na modalidade de países emergentes/desenvolvidos, o que significa que o país não receberá aporte de recursos pela União Europeia. No entanto, há contrapartidas que podem ser oferecidas pelo Brasil. Por exemplo, o país já recebe pesquisadores europeus via Ciência Sem Fronteiras.

Conforme levantado no workshop, as agências que poderiam fomentar as iniciativas Brasil - Europa, no escopo do Horizon 2020, como CNPq ou CAPES, ainda não se envolveram nas discussões relativas a essa nova chamada. Para os pesquisadores, um comprometimento mais amplo deveria ser definido pelo MRE, já que se refere a cooperação internacional. Nesse sentido, o INPE, como uma das instituições estratégicas para a União Europeia, fará uma consulta ao MRE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial