IAE Participa na Europa de Simpósio da ESA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (01/07) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que o instituto participou entre os dias 9 a 14 de junho do “21st ESA PAC Symposium on European Rocket & Balloon Programmes and Related Research”.

Duda Falcão

Participação do IAE no 21st ESA PAC
Symposium on European Rocket & Balloon
Programmes and Related Research

Campo Montenegro, 01/07/2013

Durante o período de 9 a 14 de junho de 2013 realizou-se na cidade de Thun, Suíça, o 21st ESA PAC Symposium on European Rocket & Balloon Programmes and Related Research. Vigésimo primeiro evento de uma série de conferências iniciadas em 1973 pelos países membros da Esrange Andøya Special Project - EASP (Noruega, Suécia, Alemanha, França e Suíça), este simpósio proporcionou um fórum de discussão para pesquisadores e engenheiros usuários de foguetes de sondagem e balões em pesquisas, bem como visou promover o progresso de disciplinas científicas correlacionadas. A programação do simpósio incluiu também pesquisas relacionadas ao segmento de solo, aeronaves e satélites, desenvolvimentos em tecnologia de instalações em centros de lançamento.

Em 2013, oito artigos técnico-científicos foram apresentados por pesquisadores/tecnologistas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), abordando temas como: meteorologia aeroespacial, foguetes de sondagem, desenvolvimento de plataformas, desenvolvimento de telemetria de bordo, desenvolvimento de experimentos e gestão de projeto.

Este simpósio teve como organizadores e patrocinadores a Agência Espacial Européia (ESA), o Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich), a Lucerne University of Applied Sciences and Arts (HSLU), e o governo Suíço - na figura do país anfitrião.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo e o Brasil sendo o principal fornecedor dos foguetes de sondagens dos projetos em que o DLR alemão, o SSC sueco e ARR norueguês estão envolvidos, não poderia deixar de participar desse evento. E quem sabe essa participação não venha resultar em novas oportunidades. Já temos o VS-40 pronto e o VS-50 na fita esperando por novas oportunidades, além é claro do SARA que também, quem sabe, pode interessar aos europeus. Bom, pelo menos não custa sonhar, rsrsrsrs

Comentários