Conselho Superior da AEB Visita o IAE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (01/07) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), informando que o instituto recebeu no dia 28/06 a visita do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Duda Falcão

Conselho Superior da AEB Visita o IAE

Campo Montenegro, 01/07/2013

No dia 28 de junho o IAE recebeu a Visita do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira (AEB). O Conselho Superior é composto de membros da AEB, de representantes de vários ministérios do governo, do Comando da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, do CNPq, da FINEP, do Setor Industrial e da Comunidade Científica. As competências deste Conselho são:

1. Apreciar propostas de atualização da Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (PNDAE), para encaminhamento ao Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia.

2. Deliberar sobre as diretrizes para execução da PNDAE aprovada pelo Presidente da República.

3. Atuar na elaboração do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), bem como de suas atualizações e apreciar anualmente seu relatório de execução.

4. Atuar na elaboração da proposta orçamentária anual da AEB.

5. Apreciar as propostas de atos de organização e funcionamento do SNAE.

6. Apreciar acordos, contratos, convênios e outros instrumentos internacionais, no campo das atividades espaciais.

7. Propor subsídios para a definição de posições brasileiras em negociações bilaterais e em foros internacionais, referentes a assuntos de interesse da área espacial.

8. Aprovar diretrizes para o estabelecimento de normas e expedição de licenças e autorizações relativas às atividades espaciais.

9. Opinar sobre projetos de leis, propostas de decretos e de outros instrumentos legais, relativos às atividades espaciais.

10. Deliberar sobre outras matérias.

A comitiva foi recebida pelo Exmo Sr Diretor do IAE, Brig Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel que fez uma apresentação sobre o Instituto. Em seguida os integrantes visitaram o Laboratório de Integração, Navegação e Controle (LINCS) da Divisão de Sistemas Espaciais (ASE), o Prédio de Integração de Lançadores (PIL) e o Laboratório de Ensaios Dinâmicos (LED) da Divisão de Integração e Ensaios (AIE); a Divisão de Propulsão Espacial (APE) e o TA-2 (Túnel Aerodinâmico) da Divisão de Aerodinâmica (ALA). Os visitantes também puderam conhecer um pouco mais sobre a área de Materiais e a área de Pirotecnia em uma pequena exposição montada no PIL pela Divisão de Materiais e pela Divisão de Propulsão Espacial. Veja as fotos.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Bom caro leitor, nada contra a visita desse conselho, entretanto fico a me perguntar do que adianta isso tudo, se já se sabe que o Governo não tem a mínima intenção de seguir o que for planejado por esse grupo, principalmente com relação a proposta orçamentária anual da AEB? Mas enfim, vamos em frente. Chamo a atenção do leitor para a quarta foto aqui apresentada. Quem está fazendo apresentação à comitiva da AEB é o Cel. Santana Jr., especialista na área de propulsão líquida. Isso me faz acreditar que o objeto que aparece na foto é o SAMF (Sistema de Alimentação Motor-Foguete), ou parte dele, que parece já está numa fase mais avançada, mas não tenho certeza disso.

Comentários

  1. Ola Duda,

    Quanto ao comentário sobre a quarta foto, ele de fato é o SAMF porem é um dos primeiros modelos do projeto. Ele serve entretanto para explicar o funcionamento do sistema. A foto foi tirada no Laboratório da APE onde esse modelo fica instalado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pedro pelo esclarecimento.

      Abs

      Duda Falcão
      (blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário