Maior Meteorito Brasileiro Causou 'Surto Místico'

Olá leitor!

Segue abaixo uma pequena matéria publicada hoje (16/02) no site do jornal “Folha de São Paulo” destacando que o maior meteorito brasileiro, o Bendegó, causou ‘Surto Místico’.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Maior Meteorito Brasileiro Causou 'Surto Místico'

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO
16/02/2013 - 05h03

O Bendegó, maior meteorito já achado no Brasil, tem uma história que é quase um espelho da realidade brasileira ao longo dos anos.

Houve a princípio incompetência na sua remoção e ele ficou mais de um século abandonado perto de onde caiu, no interior da Bahia.

Foi primeiro pesquisado por estrangeiros, e foi preciso que cientistas franceses alertassem o imperador Dom Pedro 2º para que ele fosse levado a um museu. Sua retirada do sertão baiano provocou surtos de misticismo na população local.

São, portanto, 5,36 toneladas simbólicas de puro Brasil. Com dois metros de comprimento, é feito de muito ferro, algum níquel e outros elementos químicos.

Ele foi encontrado em 1784. O brasileiríssimo Bendegó --hoje no Museu Nacional, no Rio--estava no leito do riacho que lhe dá o nome. Uma tentativa de transportá-lo com carreta puxada por bois não deu certo.

Por fim, foi retirado por uma carreta que incluía rodas pra serem usadas em trilhos em terreno íngreme.

Um marco foi erigido em Bendegó, mas a população o destruiu quando houve uma forte seca, atribuída ao fato da "pedra" ter sido tirada dali. Puro, eterno Brasil.



Fonte: Site do Jornal Folha de São Paulo - 16/02/2013

Comentário: Pois é, esse é o povo que sonha chegar ao espaço, rsrsrs. É leitor, temos ainda muito a fazer para chegarmos lá.

Comentários

  1. Poderia cair uma nave alieningena, que parece que Dom Pedro ficaria "nas tintas". Agora com numa sentença bem portuguesa, "A pois, os nossos politicos pegaram os hábitos de Dom Pedro. E agora pá?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sendo injusto. Eles não sabiam bem o que era isso, e Dom Pedro foi quem tomou iniciativas. O video da história desse meteorito (aqui).

      Excluir
    2. Israel,

      Em minha opinião, D. Pedro II, foi o maior estadista que o Brasil já teve (mesmo com seus defeitos), tendo colocado o nosso país varias vezes na vanguarda em muitos setores, desde selos postais, passando por ferrovias e telefones, e até pesquisas sobre meteoritos.

      Se os políticos que o sucederam tivessem 0,5% da noção de gerência de estado que ele tinha, com certeza o nosso país estaria num outro patamar.

      Excluir
    3. Infelizmente só tenho um conhecimento genérico sobre a história da família real no Brasil. O que tenho noção é a história da familia real portuguesa lá em Portugal. E posso dizer que a partir depois do Marques de Pombal a familia real (e Portugal num todo), conheceriam o declinio. Dom João V (pai de D. Pedro I), por exemplo, é visto em Portugal quase como uma piada viva. Célebre é a obra de José Saramago, "O memorial do convento", que descreve um pouco isso. Como Pedro I (Pedro Segundo, em Portugal) não chegou a governar lá, pouco se sabe a respeito dele.

      Excluir
  2. Será que eles dispensaram licitação para a fabricação da carreta, foi um conceito inovador e deve ter sido projeto de doutorado de algum aluno do ITA na época.

    Bincadiras a parte, como é rico nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Oi Duda uma notícia site da Ukrania, se vc achar alguma coisa.http://www.kyivpost.com/content/business/cabinet-okays-draft-bill-on-adoption-of-national-space-program-for-2013-2017-320437.html

    ResponderExcluir
  4. Mas os russos também são superticioss, vide o monte de "rituais" que os cosmonautas são submetidos antes de cada voo, e nem por isso eles deixam de ser os melhores em lançamentos.

    Nenhuma crítica, apenas penso que os nossos governates não querem enviar nada ao espaço, só isso.

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/03/060330_baikonursupersticoesmb.shtml

    http://www.youtube.com/watch?v=b_zg0nFrcoU

    Grande abraço!


    Por favor não encerre o blog!

    ResponderExcluir
  5. Num artigo anterior, alguém questionou a "politização" do Blog...

    Não sei se feliz ou infelizmente, mas o fato é que a vida em sociedade, é pura política, portanto quando se vê a falta de educação generalizada da média da nossa sociedade (o que fica ainda mais evidenciado nesse período "carnavalesco"), fica claro que as famílias brasileiras ainda estão muito longe de educar seus filhos para a "política".

    É isso que nos leva a essa situação. Como "não politizar" o Blog?

    Não vivemos em sociedade? ou ao menos tentamos viver assim?

    Evitar a "política", está longe de ser a solução, pois se os "homens de bem" não atuam e nem ligam para ela, os "homens do mal" se apossam. A essa altura todos deviam saber disso!

    Então cada pessoa, blog, revista, jornal, tv, e qualquer outro ente ou meio de comunicação é parte da sua sociedade, e a política é a expressão do convívio social de um povo.

    O Brasil pode ser a 7a ou 8a economia do Mundo, mas a sua “política”, está muito longe disso. Quando questionam o motivo de países como as duas Coreias, Irã, Ucrânia, Israel e alguns outros menos divulgados avançam em vários setores, inclusive, mas não somente, no espacial, pensem, estudem e considerem, como foi a “evolução histórica” desses povos, e em paralelo, como evoluiu a “política” nesses países.

    Enquanto isso, eventos como a Copa e a Olimpíada que deveriam gerar “legados sociais” relevantes, no caso da Copa para várias cidades, e no caso da Olimpíada para a cidade do Rio e para o País (por tabela). Estão sendo encarados pelos “políticos” que representam a sociedade, como mais uma oportunidade de “se dar bem”.

    “E assim caminha a humanidade (eu diria a sociedade brasileira), com passos de formiga e sem vontade”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!

      Muito vem colocado amigo e faço das suas palavras as minhas.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário