Parceria da AEB Com o Clube de Astronomia de Campos

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (15/02) no site do “Jornal Ururau” de Campos dos Goytacazes (RJ) destacando que encontro realizado  dias 14 e 15/02 em Campos marcou a parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Clube de Astronomia Louis Cruls.

Duda Falcão

CIDADES E REGIÃO - CAPACITAÇÃO

Encontro Marca Parceria Entre AEB e
Clube de Astronomia de Campos

15 de fevereiro de 2013 · 19:59

Fotos: Mauro de Souza
Alunos puderam realizar experiências e
debater sobre temas pertinentes
Representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB – Escola) estiveram na planície Goitacá, ministrando cursos de capacitação e palestras para alunos do Clube de Astronomia Louis Cruls de Campos. O evento, que aconteceu nesta quinta (14/02) e sexta-feira (15/02), no auditório P5 da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) – Darcy Ribeiro marcou uma parceria inédita entre o órgão e o clube campista. Além do mais, essa foi à primeira vez em que um membro da AEB vem oficialmente a cidade de Campos.

Gerente do programa AEB Escola e palestrante convidado, Carlos Eduardo Quintanilha, disse que o curso foi muito proveitoso, pois os alunos mostraram bastante interesse e empenho na realização das atividades que foram propostas na ocasião. “Acredito que esta será uma parceria muito boa e vai render bons frutos para um futuro próximo”, acrescentou.

Cerca de 20 jovens aprendizes compareceram a 2ª Capacitação de Monitores: Astronomia e Astronáutica, que teve como objetivo capacitar esses voluntários para que possam estar inseridos nas atividades que aprenderam durante o encontro, levando e trabalhando as mesmas em toda região.

Na ocasião, os alunos realizaram experimentos, lançamento de foguetes, além de discutirem e debaterem ideias sobre o tema. Todos os materiais utilizados são reutilizáveis ou de baixo custo. O encontro ainda contou com a presença das crianças do Abrigo Projeto Aconchego, que também realizaram experimentos junto aos aprendizes.


SONHO REALIZADO

Para o coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls, o físico Marcelo de Oliveira Souza, essa parceria é uma realização de um sonho antigo. Segundo ele, a partir de agora, os alunos poderão realizar projetos e novas atividades com apoio e incentivo da AEB.


O órgão também estará mandando materiais para a sede do clube, a fim de, contribuir para um maior aprendizado dos estudantes.

“Desde a fundação do clube, há 16 anos, nós tínhamos esse sonho. A sede possui mais de 100 membros e agora vamos ter a possibilidade mais esse reconhecimento dentro do cenário nacional”, comemorou Marcelo.



Fonte: Site do Jornal Ururau - 15/02/2013 - http://www.ururau.com.br

Comentário: Bom, muito bom mesmo, e essa parceria é o fruto de um trabalho muito bem executado há anos pelo Prof. Marcelo de Oliveira Souza e sua equipe de colaboradores do Clube de Astronomia Louis Cruls de Campos do Goytacazes (RJ). Entretanto, a AEB precisa ampliar seu apoio também para organizações nordestinas que da mesma forma e com muita dificuldade prestam um bom serviço na área de formação de jovens interessados em atividades astronômicas e espaciais, como o CEFAB na Bahia, o NTA e o CEFEC em Pernambuco, este ultimo creio eu seja o único deles que já está em contato com a AEB. Além do Nordeste, existem outras organizações através do país que poderiam ajudar muito caso contassem também como o apoio da AEB, como por exemplo, o Clube de Astronomia e do Observatório Astronômico Didático Capitão Parobé do Colégio Militar de Porto Alegre, que como as outras instituições citadas, vêm realizando um grande trabalho no Rio Grande do Sul. É preciso que a nossa agência espacial comece a dar mais atenção para as instituições que já realizam um trabalho significativo nessa área. Vamos ficar atentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial