CLA Será Tema de Reunião da SBPC Regional do Maranhão

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (07/02) no site da “Universidade Federal do Maranhão (UFMA)” destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) será tema nos dias 12 e 13/04 de reunião da SBPC Regional do Maranhão.

Duda Falcão

UFMA NOTÍCIAS

Centro de Lançamento de Alcântara Será
Tema de Reunião da SBPC Regional

O encontro reunirá instituições públicas e Sociedade Civil
organizada para debater sobre o Programa Espacial Brasileiro

Revisão: Juliana Lavra
Ascom da UFMA
07/02/2013 - 01h38
Notícia alterada em: 07/02/2013- 15h49

SÃO LUÍS - Nos próximos dias 12 e 13 de abril, várias instituições públicas e da Sociedade Civil organizada, sob a coordenação da UFMA, através da Secretaria Regional da SBPC, vão se encontrar em Alcântara para debater sobre o Programa Espacial Brasileiro. A ideia principal do evento é refletir sobre o modelo passado de implantação da base de lançamentos, como o programa está sendo desenvolvido atualmente e quais são as possibilidades de sustentação da base no futuro. Assim, no dia 12, o evento prevê uma consulta à comunidade sobre a atuação do programa e as ações que deverão ser desenvolvidas no futuro, enquanto no dia 13, os participantes deverão elaborar um documento com as ações escolhidas para ser encaminhado ao Governo Federal.

O evento prevê a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântara, incluindo o Movimento dos Atingidos pela Base – Mabe, as Associações de Comunidades Negros Rurais Quilombolas, os Pescadores, Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Alcântara, Centro de Cultura Negra, FETAEMA e FRETRAF, Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos, Coordenação Nacional dos Quilombos e da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão. Também estão sendo convidados os Ministérios da Ciência e Tecnologia e Inovação, da Educação, Defesa, Cultura, Saúde, da Pesca, do Desenvolvimento Agrário, de Minas e Energia, Meio Ambiente, do Turismo, a Secretaria de Políticas de promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, a Universidade Estadual do Maranhão, o Instituto Federal do Maranhão e o Ministério Público.

A reunião de Alcântara, no âmbito da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, terá uma relevância acentuada por conta do que o Programa Espacial Brasileiro representa para o desenvolvimento do Maranhão, do país e do planeta em termos sociais, políticos, econômicos e culturais. Por isso, a Secretaria Regional da SBPC está mediando o diálogo com as Instituições e a Sociedade Civil de Alcântara para que todos possam partilhar os mesmos objetivos sobre o Programa Espacial Brasileiro. O importante disso é que não há intenção do governo em repetir os mesmos equívocos do passado quando as comunidades não puderem ser ouvidas no processo de implantação e, pelo contrário, manter uma agenda tendo como base o princípio de uma sociedade mais justa. Para a Secretaria Regional da SBPC, o desenvolvimento tecnológico deve rimar com sustentabilidade e respeito aos direitos de todos.


Fonte: Site da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 

Comentários

  1. Eu li e não acreditei...

    Uma reunião orquestrada por uma suposta organização interessada no "Progresso da Ciência", prevê a participação de: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântara, incluindo o Movimento dos Atingidos pela Base – Mabe, as Associações de Comunidades Negros Rurais Quilombolas, os Pescadores, Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Alcântara, Centro de Cultura Negra, FETAEMA e FRETRAF, Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos, Coordenação Nacional dos Quilombos e da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão.

    Então cabe a pergunta: qual a contribuição de todas essas instituições para o progresso da ciência?

    Para mim, fica cada vez mais claro que os nossos dois únicos centros de lançamento estão mais propensos a encerrar suas atividades do que evoluir na execução de seu propósito original.

    O CLBI, está sendo engolido pela especulação imobiliária, e o CLA, sofre frequentes ataques que vão paulatinamente impedindo a sua evolução para um centro de lançamento comercial. Ele teve a sua área reduzida de uma forma absurda, e sem possibilidade de expansão, fica cada vez mais difícil cumprir seus objetivos.

    Eu não vi nenhuma instituição diretamente ligada ao PEB sequer ser convidada a participar da tal reunião.

    Muito triste.

    ResponderExcluir
  2. Estranho, tomara que essas pessoas estejam querendo o bem do CLA e não o delas próprias.

    ResponderExcluir
  3. E como fica as comunidades???

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo!

    Como a notícia disse, elas participarão também da Reunião.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário