Programa AEB Escola Divulga Agenda de 2013

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (14/02) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) informando que o Programa AEB Escola divulgou sua Agenda para 2013.

Duda Falcão

Programa AEB Escola Divulga Agenda de 2013


Brasília, 14 de fevereiro de 2013 – O Programa AEB Escola divulgou a agenda de eventos, cursos e concursos de 2013. Como novidade deste ano, está a realização de duas Jornadas Espaciais, uma em novembro e outra em dezembro. O evento é um prêmio aos estudantes de nível médio mais bem colocados, e seus professores, nas questões de astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e visa despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com profissionais que atuam na área espacial.

Outra ação inovadora é uma competição anual de espaçomodelismo chamada CanSat Brasil. O principal objetivo do CanSat Brasil é criar oportunidades para os jovens e instituições de ensino e associativas a que estejam vinculados, para promover o uso de conhecimentos teóricos, técnicos e práticos das disciplinas relacionadas às atividades espaciais, mediante participação em competições que simulam o ciclo completo de um projeto de atividade espacial, incentivando a formação de uma força de trabalho melhor qualificada para a indústria espacial brasileira.

Fevereiro – Nos dias 14 e 15 deste mês, o AEB Escola realizará a “Segunda Capacitação de monitores”, em Campos (RJ). Aproximadamente 20 alunos universitários serão treinados para atuarem como monitores do Programa em atividades nas escolas e eventos de divulgação científica.

No dia 19 de fevereiro, serão abertas as inscrições para o 5º curso de capacitação de professores Escola do Espaço – Astronomia e Astronáutica, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal-RN. O curso acontecerá de 11 a 15 de março de 2013.

No final do mês, alunos universitários da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília (UCB) e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), participarão de um curso de capacitação para atuarem como divulgadores do AEB Escola.

AEB Escola - Criado em 2003 para levar a temática espacial às salas de aula, o Programa AEB Escola tem como objetivo motivar os estudantes dos ensinos fundamental e médio a se interessarem pela Ciência e Tecnologia, identificar talentos e incentivar a vocação de futuros pesquisadores, técnicos e empreendedores na área. A capacitação de professores é uma das ações do Programa.

A agenda completa de 2013 está disponível em http://aebescola.aeb.gov.br/index.php/agenda


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo. Não estamos aqui só para criticar, como alguns que nos visitam acreditam, pois um dos lemas do blog é dar a “César o que é de César”, e é por isso que a presidente DILMA ROUSSEFF tem recebido as críticas que merece. No que diz respeito a essa nova etapa do Programa AEB Escola, a nossa Agência Espacial merece todos os elogios, e estejam certo de que contarão com o apoio do Blog BRAZILIAN SPACE. Entretanto temos ciência de que para que o evento de espaçomodelismo seja exitoso será necessário primeiro resolver algumas pendências de ordem legal entre outras, evitando assim problemas posteriores, e rogo a nossa Agência Espacial como cidadão brasileiro que resolva o mais breve possível essas pendências.

Comentários