2013: O SARA Suborbital I e a Realização de um Sonho

Caro leitor!

Ontem postamos aqui no blog diversos assuntos nas áreas de Astronomia, eventos científicos, educação, novas tecnologias e também noticias sobre um incidente que chamou a atenção do mundo referente a um meteorito que caiu na Rússia ferindo pelo que se sabe até o momento 700 pessoas.

Hoje como primeira nota do dia venho postar para você duas concepções artísticas (creio que ainda inéditas) de dois importante projetos do PEB.

A primeira trata-se de um projeto que vem se realizando desde 2005 e só agora teve finalmente seu primeiro voo (dos quatro previstos) de desenvolvimento confirmado, ou seja, o voo da “Operação VS-40/SARA Suborbital I”, que deve se realizar em algum momento do ano de 2013. A imagem abaixo mostra como o foguete será pintado para essa importante missão.


A segunda trata-se ainda de um sonho, sonho de engenheiros e técnicos do IAE desde a época dos pioneiros de nosso programa espacial, e mostra o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1) sobre a mesa de lançamento (note leitor que não é a mesma mesa de lançamento do VLS-1) ao lado da nova Torre Móvel de Integração (TMI) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), pronto para ser lançado em algum momento do ano de 2015, isto é, caso o governo DILMA ROUSSEFF passe desde agora a ter o compromisso necessário para se alcançar essa meta.


Ambos são projetos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) sob o gerenciamento do Dr. Luis Eduardo Loures da Costa, sendo que o SARA Suborbital I junto ao lançamento do CBERS-3, do Nanosatc-BR-1 e de algumas missões de foguetes brasileiros na Europa, e também da “Operação Santa Barbara” do VLS-1, devem ser as únicas notícias sobre o PEB com algum impacto para público em geral no ano de 2013, o que convenhamos ser muito pouco para um programa espacial que completará 52 anos de existência.

De qualquer forma é a nossa realidade e vamos ficar na torcida para que todas essas missões ocorram com sucesso, e assim, quem sabe, aumentar as chances de apoio junto à sociedade. Afinal, é o que nos resta fazer.

Duda Falcão

Comentários

  1. Opa!

    Essas concepções artísticas são de "propriedade" de alguém? Tem algum copyright?

    Qual foi a fonte?

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos!

    Foram retiradas da net faz algum tempo. Uma eu acho que de um arquivo do IAE (VS-40) e a outra de um arquivo do DLR (VLM-1).

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Braziilan Space)

    ResponderExcluir
  3. Ficaram muito boas, maravilha se der certo.

    ResponderExcluir
  4. Bem, esperemos ver esse sonho realizado em breve. As duas concepções estão ótimas e ambos projetos são prometedores. Espero que no governo tenham a visão da importância deles para o Brasil e aposte (com certeza, se tiverem sucesso, vão querer tirar alguma palhinha, mesmo se não tiverem lá grande mérito).

    O primeiro desenho até já tinhamos visto por aí, mas com certeza veremos essas cores ao vivo e a cores em breve, o que não deixa de gerar algumas boas espectativas. Relativamente ao segundo, a cencepção está fantástica e nos revelam algumas novidades (pelo menos para mim):

    - A mesa dos foguetes é removível. Não sabia disso, mas faz sentido. Até estive comparando com o modelo das bases do VLS-1.

    - É a primeira vez que vejo uma concepção do VLM pintada de branco, e pode vir a ser o nosso primeiro lançador de satélites.

    ResponderExcluir
  5. Observando bem o VLM-1, dá pra notar a bandeira da Suécia abaixo da bandeira do Brasil, será que isso tem algum significado, porque todos sabemos que o VLM-1, é uma parceria entre Brasil e Alemanha e mais ninguém, rss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo!

      Poxa cara onde é que você viu a bandeira da Suécia ai? Mas enfim, talvez você tenha alguma razão, pois foi divulgado anteriormente que nas missões europeias do VLM-1, estava sendo estudado a possibilidade de se incluir um estágio líquido de origem sueca, mas ainda pelo que sei não tem nada certo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
    2. Olá Duda, na segunda foto, abaixo da bandeira do Brasil no foguete.

      Obrigado pela matéria!
      Abraços.

      Excluir
    3. Ola Viinny Ramos!

      Realmente você, o Leo e o Digotorpedo estão certos. Ampliando a foto da para vê o que parece ser a bandeira da Suécia. Assim sendo, creio que o que eu disse ao Leo acima pode já esta valendo. Vamos aguardar.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  6. Concordo com o Leo, se não for uma ilusão de óptica, kkk bom observador.

    ResponderExcluir
  7. olá pessoal estou iniciando o meu curso e preciso de mais informações sobre este projeto SARA alguém pode me ajudar? me mande se puderem! segue meu e-mail leonardos.paixao@yahoo.com.br grato!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022