Divulgada a Programação do Workshop MIMOSA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (15/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que foi divulgada a programação do Workshop MIMOSA.

Duda Falcão

Divulgada a Programação do Workshop MIMOSA

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2013

A programação do workshop do projeto MIMOSA (Monitoring Ionosphere Over South America), que será realizado no dia 26 de fevereiro no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), está disponível aqui.

O evento, gratuito, reunirá participantes do Brasil e exterior no auditório do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE) do INPE.

Com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA), o projeto MIMOSA é destinado a mapear sistemas e instalações existentes na América do Sul para o monitoramento da ionosfera. Haverá pesquisa e busca de competências para levantar a infraestrutura atual e estabelecer como esta pode ser integrada a futuras novas instalações, para efetivamente apoiar ou ampliar as atividades em clima espacial relacionadas a operações GNSS (sistemas globais de navegação por satélites).

O projeto conta com a participação do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia e a Politécnica de Torino, ambos da Itália, e a Universidade de Nottingham, do Reino Unido. Na América do Sul, o MIMOSA tem a colaboração do INPE, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e da Universidade Nacional de Tucuman, da Argentina.

O workshop no INPE, organizado por Emília Correia, Clezio De Nardin e João Galera Monico, tem como objetivo disseminar o projeto e promover a colaboração com universidades e instituições públicas e privadas na América do Sul.

Os principais tópicos do workshop são: Identificar os sistemas atuais de monitoramento da ionosfera (GNSS e outros); Promover o contato com as instituições locais interessadas em hospedar novos instrumentos ou compartilhar os dados existentes; Ter acesso ao Estado da Arte no campo de pesquisa e estimular possíveis colaborações para as novas atividades; e Explorar possíveis futuros serviços a serem desenvolvidos e implementados conjuntamente.

Mais informações sobre o Workshop MIMOSA no endereço:


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial