Meteorito Cai na Rússia e Deixa 400 Feridos

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (15/02) no site do jornal “O VALE”, destacando que meteorito cai na Rússia e deixa 400 feridos.

Duda Falcão

HOME

Meteorito Cai na Rússia e Deixa 400 Feridos

Brasília
EBC/Agência Lusa*
February 15, 2013 - 08:20

Pelo menos 400 pessoas ficaram feridas por estilhaços de vidro provocados pela queda de um meteorito na região dos montes Urais, na Rússia, revelou o Ministério do Interior. Cinco pessoas estão em estado considerado grave. O meteorito caiu, hoje de manhã, a cerca de 80 quilômetros da cidade de Tcheliabinsk, na região com o mesmo nome.

“Pelo menos 150 pessoas tiveram de receber assistência médica depois da queda de pedaços de meteorito”, explicou o porta-voz do ministério à agência Interfax.

“Patrulhas reforçadas garantem a ordem pública nos edifícios atingidos e onde se registaram avarias e foram tomadas medidas para proteger a propriedade”, acrescentou a fonte.

As autoridades locais fecharam as escolas e jardins de infância, devido ao fato de a maior parte ter ficado sem vidros nas janelas.

“Hoje, em Tchilabinski, a temperatura é de 18 graus negativos, e por isso decidimos encerrar todas as escolas”, anunciou Guennadi Onischenko, dirigente dos serviços sanitários da Rússia.

Os cientistas não excluem a possibilidade de uma nova queda de meteoritos em outras regiões da Rússia ocorrer na noite de sexta para sábado.

Dmitri Rogozin, vice-primeiro-ministro russo encarregado do setor militar-industrial, defendeu a necessidade de criação de um sistema de defesa contra “objetos extraterrestres” pelos maiores países do mundo.

“Hoje, nem a Rússia, nem os Estados Unidos tem possibilidade de abater meteoritos”, sublinhou Rogozin..






Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 15/02/2013

Comentário: Pois é Dona DILMA, e o Brasil? Ficaremos fora dessas discussões sobre um sistema defesa ou o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional já tem alguma espécie de Para-Meteoro? Pois é leitor, essa é mais uma razão dentre tantas para termos um programa espacial forte e desenvolvido, pois os países que não dominarem a conquista do espaço ficarão fora das discussões planetárias e seremos obrigados a dizer amém as nações que tiverem esse domínio. É lamentável o que esse governo vem fazendo com o PEB e haveremos ainda de pagar um alto preço por isso, enquanto esses energúmenos estarão comendo pizza em alguma pizzaria próxima a praça dos três poderes. Aproveito a oportunidade para deixar nossa solidariedade com o povo Russo, esperando que eles possam atravessar essa adversidade da melhor forma e o mais rápido possível. Também agradecemos aos leitores José Ildefonso e Pedro Luiz Kaled Da Cás por ter nos enviado essa notícia.

Comentários

  1. O Astrofísico Neil deGrasse Tyson disse umas palavras sábias no Twitter hoje, logo após aparecerem as primeiras noticias sobre esse evento: "Asteroides são a maneira da natureza nos perguntar: E aí, como vai o seu programa espacial".
    Acho que a resposta, não só para o Brasil, mas para o resto do mundo é: "Não muito bem...."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem Dúvida Heverton, sem dúvida amigo.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. As enchentes de Santa Catarina, o desmonoramento de terras no RJ, e vários outros desastres que resultaram em mortes, tem em parte culpa da deficiente aposta do governo no programa de espacial; seja no não-investimento em satélites de deteção, seja no não-investimento em veículos para po-los em órbita. Esse evento de meteoritos só confirma o óbvio, e mostra que se nem essas potencias espaciais puderam lidar com isso com os equipamentos que já têm, quanto mais nós que nem temos lá tantos.

    Pergunto-me se essa chuva de meteoritos não está ligado a esse maior (de 45 km), que as vezes trás consigo pequenas constelações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      Disse bem e sua pergunta é bem interessante. Confesso que também pensei isso, mas ainda não houve nenhuma indicação disso, pelo menos não oficialmente.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite