Pesquisador Juazeirense Controla Câmera Digital da NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (15/02) no “Site Miséria” de Juazeiro do Norte (CE), destacando que o pesquisador Juazeirense “Valmir Martins de Morais” controlou de 29/01 a 01/02, uma Câmera Digital da NASA montada a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Duda Falcão

Pesquisador Juazeirense Controla
Câmera Digital Especial da NASA

Site Miséria
Assessoria de imprensa
15/02/2013 – 16:00

Foto: Divulgação
O sonho de participar do programa espacial da NASA acaba de se tornar uma realidade para um juazeirense, ainda que não tenha saído da Terra. O pesquisador Valmir Martins de Morais - Coordenador da Estação Astronômica (PieGise), em Juazeiro do Norte -utilizando senhas de acesso fornecidos pelo projeto educacional e científico ISS EarthKAM da NASA, controlou de 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013,  uma câmera digital especial (Nikon D2Xs) montada a bordo da Estação Espacial Internacional  (ISS, na sua sigla em inglês) para fotografar  e estudar a Terra a partir de uma  perspectiva única: do espaço.

Conhecimento da Terra adquirido pelos estudantes do ensino médio é um programa de extensão educacional da NASA direcionado a estudantes, professores e cientistas que, através da internet, controlam e captam imagens da Terra a partir de uma câmera instalada na Estação Espacial Internacional.  As imagens são usadas para apoio no ensino e pesquisas de ciências da Terra, ciência espacial, ciência ambiental, geografia, estudos sociais, matemática, comunicação e até mesmo arte.  O projeto é financiado pela NASA e operado por uma parceria entre a Universidade da Califórniaem San Diego, o Johnson Space Flight Center da NASA,  o Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, Califórnia,  o Technical Education Research Centers  (TERC) - organização educacional sem fins lucrativos, e Sally Ride Science.

Entidades de 12 países participaram da missão ISS 13-01 da EarthKAM. Ao todo 383 instituições (ver relação em https://earthkam.ucsd.edu/mission ) puderam controlar a câmera da Estação Espacial para obter imagens exclusivas da Terra. No Brasil, apenas a Estação Astronômica coordenada pelo juazeirense, integrou o projeto.

Valmir Martins já participa de outros programas da NASA e coordena no país eventos internacionais de divulgação astronômica como a World Space Week (Semana Mundial do Espaço) e o concurso "Cassini - Scientist For A Day”, da própria NASA. Em dezembro de 2012 ele enviou a coordenação da missão EarthKAM  proposta de uso da câmera instalada na ISS e solicitou sua participação na edição 2013 do projeto. Em 25 de janeiro o controle da missão confirmou o ingresso da Estação Astronômica PieGise no programa e enviou 200 códigos para que o controle da câmera pudesse ser  feito de Juazeiro do Norte.

Após treinamento de mais de10 horas para aprender os procedimentos necessários para a segmentação e para trabalhar com as imagens através de computador ligado a internet, Morais acessou o sistema do controle da missão, acompanhou as órbitas da ISS em mapas virtuais do sistema da NASA, analisou imagens infravermelhas da Terra, geradas por satélites - para verificar o período de tempo em que a estação se encontrava  melhor posicionada para obter imagens de regiões sem nuvens e  enviou os dados dos locais desejados para direcionamento da câmera para o servidor de arquivos na Universidade da Califórnia,em San Diego, CA.

Através de programadores do Johnson Space Center/NASA, em Houston, TX, os dados foram transferidos para o computador na ISS, onde as imagens foram obtidas, digitalizadas e transmitidas da Estação Espacial, em órbita a cerca de 414 km acima da superfície da Terra,  novamente para o controle da missão que as enviou para o pesquisador.


Fonte: Site da Miséria de Juazeiro do Norte (CE) - http://www.miseria.com.br/

Comentário: Bom, muito bom mesmo, e o Sr. Valmir Martins de Morais está de parabéns e ficamos aqui na esperança que sua iniciativa sirva de exemplo e motivação para que mais professores e alunos brasileiros participem de eventos como esse da NASA, e quem sabe no futuro em eventos de nossa própria Agência Espacial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022