Comitê Avalia 1º Ano do Centro Intern. de Física Teórica

Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada dia (20/02) no site da “Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)” destacando que o Comitê Diretivo do Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental (SAIFR) avaliou o primeiro ano de atividades do Centro Internacional de Física Teórica localizado nesta universidade.

Duda Falcão

Notícias

Comitê Avalia Primeiro Ano do Centro
Internacional de Física Teórica

Capacidade de atrair cientistas estrangeiros
foi um dos pontos de sucesso

Marcos Jorge
20/02/2013

Divulgação
Criação do Instituto está ligada à difusão da física teórica em países em desenvolvimento
Dias depois de completar seu primeiro ano de atividades, o Instituto Sul-Americano de Pesquisa Fundamental (SAIFR), ligado ao Centro Internacional de Física Teórica (ICTP), organizou a reunião anual de seu comitê diretivo que, entre outros tópicos, avaliou o primeiro ano de atuação do centro.

O instituto, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2012, é uma parceria entre o Instituto de Física Teórica da UNESP e o ICTP (Centro Internacional de Física Teórica), centro de pesquisas sediado em Trieste, Itália, e vinculado à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Membro do comitê diretivo, o britânico Peter Goddard elogiou as atividades do centro em seus primeiros meses. "As conquistas do ICPT-SAIFR neste primeiro ano são notáveis. A equipe tem realizado um papel espetacular em trazer cientistas de reconhecimento mundial no âmbito da ciência para o Brasil", afirmou o ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados, instituição norte-americana famosa por receber Albert Einstein após sua saída da Europa, em 1933.

Segundo o diretor do ICTP de Trieste, professor Fernando Quevedo, a criação do instituto está ligada à difusão da física teórica em países em desenvolvimento, o que ajuda a explicar a escolha do país para receber o primeiro centro fora da Itália, em 2012. "O Brasil tem um alto nível científico e vive um momento econômico favorável, o que deve levar a um aumento ainda maior nos investimentos na área", explicou o físico guatemalteco, que também lembrou a posição estratégica do país dentro da América Latina.

Entre os dias 17 e 19 de fevereiro, o comitê diretivo e o conselho científico do instituo se reuniram para avaliar a atuação no último ano e planejar as iniciativas para os próximos meses. O ICTP - SAIFR está localizado no câmpus da UNESP na Barra Funda, em São Paulo, sob a direção de Nathan Berkovits, professor do IFT - UNESP.


Fonte: Site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial