Pesquisas Sobre Meteoritos Enfrentam Obstáculos no Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (20/02) no site do jornal “O Globo” destacando que as pesquisas sobre meteoritos enfrentam obstáculos no Brasil.

Duda Falcão

CIÊNCIA

Pesquisas Sobre Meteoritos
Enfrentam Obstáculos no Brasil

Falta de conhecimento e interesse da população faz
com que poucos sejam encontrados no país

Cesar Baima
O GLOBO
Publicado em 20/02/2013 - 7h00

RIO - A falta de interesse e conhecimento dos brasileiros sobre meteoritos é o principal empecilho para o estudo destes objetos celestes no país, aponta Elizabeth Zucolotto, professora da UFRJ e pesquisadora do Museu Nacional. Segundo ela, há muitos relatos históricos e mesmo recentes de meteoros grandes que podem ter lançado fragmentos sobre o território brasileiro, mas que nunca foram recuperados.

— A maior dificuldade é que as pessoas desconhecem o que são meteoritos — diz. — Não há um interesse em procurar por fragmentos após a queda de um grande meteoro.

De acordo com Elizabeth, isso faz com que muito poucos meteoritos cheguem às mãos dos cientistas brasileiros para serem estudados. Por isso, conta a pesquisadora, o Brasil só tem 58 meteoritos reconhecidos oficialmente, contra mais de 1,5 mil só nos EUA, país com dimensões semelhantes ao nosso e, por isso, com chances parecidas de ser atingido por uma rocha espacial.

O incidente na Rússia, no entanto, poderá mudar este cenário. Graças à exposição do episódio na mídia e as informações de que os fragmentos podem ser valiosos — no caso do meteoro russo especula-se que os preços no mercado internacional de colecionadores destas rochas espaciais chegariam a até US$ 2,2 mil por grama, ou mais de 40 vezes o valor do ouro —, tais eventos devem atrair mais a atenção da população no futuro.

— Além do maior interesse científico, em alguns países há este incentivo comercial, financeiro, que leva as pessoas a procurarem por meteoritos depois de verem a queda de um grande meteoro — lembra Elizabeth. — Nos EUA, por exemplo, o meteorito pertence ao dono da terra onde ele foi encontrado.


Fonte: Site do Jornal O GLOBO – 20/02/2013 - http://oglobo.globo.com/

Comentário: O que é que não enfrenta no Brasil obstáculos com essa classe política que temos? Políticos corruptos, extremamente populistas, incompetentes, leis absurdas e muitas vezes inaplicáveis, burocracias estúpidas, educação inapropriada e deficiente, sem falar na impunidade, são obstáculos instransponíveis para a governabilidade de qualquer país, o que certamente reflete na área de ciência e tecnologia e na atitude cultural de seu povo.

Comentários

  1. A boa notícia é que parte da população ficou inteirada que encontrar meteoritos rende grana, e isso pode ajudar nas pesquisas. A má noticia é a falta de um sistema que avise com maior precisão a alguns aventureiros exploradores sobre possíveis quedas de meteoritos.

    Vi reportagens como nos EUA tem gente que faz disso quase uma profissão, indo com seus equipamentos e detetores de metais a procura de fragmentos para depois vender a universidades e orgãos de pesquisa. Pode ser melhor que trabalhar nos garimpos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial