ISU/INPE Confirmam Realização do SSP13 em Estrasburgo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (22/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a International Space University (ISU) e o INPE confirmaram a mudança da próxima sessão do Space Studies Program (SSP13) de São José dos Campos(SP), onde aconteceria, para Estrasburgo na França, onde agora será realizado.

Duda Falcão

ISU e INPE Confirmam Realização
do SSP13 em Estrasburgo

Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2013

Até o início do ano, todos os preparativos para a próxima sessão do Space Studies Program (SSP) estavam em andamento, com expectativas, tanto da International Space University (ISU) quanto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de um grande evento na sede do orgão brasileiro, em São José dos Campos. A programação havia sido revista e confirmada conjuntamente pelas equipes da ISU e do INPE em setembro e dezembro de 2012. Em particular, os arranjos de acomodação foram negociados pelos representantes da ISU e do INPE com uma rede local de hotel em setembro de 2012.

Em janeiro de 2013, inesperadamente, a direção da rede do hotel informou ao INPE e à ISU que os termos acordados em setembro de 2012 não seriam mantidos, particularmente com um substancial acréscimo do preço original acordado. Dificuldades tanto na obtenção de recursos necessários em curto prazo, quanto na conclusão de novo acordo com outra rede de hotel, levaram a uma decisão conjunta da ISU e do INPE para transferir o SSP13 para a sede da ISU em Estrasburgo. Esta decisão foi facilitada pela disponibilidade de um alojamento estudantil renovado em Estrasburgo, com a capacidade para acomodar os estudantes e a maior parte do staff e professores em apartamentos novos como primeiros ocupantes.

O presidente da ISU, Prof. Peeters, e o diretor do INPE, Dr. Perondi, declaram em comunicado conjunto: “Nós lamentamos este acontecimento, o qual está infelizmente além do controle da ISU e do INPE. O INPE continuará apoiando a ISU como no passado e tentará manter seu compromisso com o SSP13. Ambas as organizações estão muito otimistas em relação ao sucesso do SSP13.”

Todos os participantes do SSP13 serão notificados imediatamente desta nova situação, a qual influenciará nos arranjos de viagem, assim como na mudança da agenda do SSP13, agora de 24 de junho a 23 de agosto, com uma mudança de apenas uma semana.

A decisão foi baseada na necessidade de fornecer a infraestrutura adequada para os participantes e os professores. A experiência de SSPs recentes em Estrasburgo e de suas lições aprendidas são uma garantia para um excelente SSP13.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentário: Pois é leitor, já havíamos anunciado anteriormente, talvez em primeira mão no Brasil, que esse evento não mais se realizaria no INPE devido ao problema com as acomodações (veja a nota: “Brazil Chases ISU Back to France”) sendo extremamente lamentável o ocorrido. Espero que essa situação não venha no futuro prejudicar uma nova chance de sediarmos esse importante evento no Brasil.

Comentários

  1. Um absurdo! O aumento do preço "substancial" não é nada para o governo!!
    Isso foi briga política dentro do INPE.
    O Brasil perde mais uma vez por conta da irresponsabilidade dos nossos dirigentes.

    ResponderExcluir
  2. Em minha opinião um erro ENORME dos organizadores.

    Se os participantes não se importam de se hospedar em alojamentos estudantis, por que raios foram querer fazer acordo com uma "rede local de hotel".

    Será que não existem alojamentos estudantis em S.J. dos Campos?

    É a conhecida "mania de grandeza".

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Dente estragado na boca, anel de ouro no dedo.É o velho Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário