Raupp Visita INPE de Cachoeira Paulista Amanhã

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (14/07) no site do jornal “O VALE”, destacando que o ministro Marco Antônio Raupp visitará a manhã (16/07) o INPE de Cachoeira Paulista (SP) para conhecer o novo propulsor do futuro Satélite Amazônia-1.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Marco Antônio Raupp Visita
INPE em Cachoeira Paulista

Objetivo da visita do ministro da Ciência é conhecer o primeiro
subsistema de propulsão para satélite desenvolvido no Brasil

São José dos Campos
14 de Julho de 2012 - 16:01

Foto: Thiago Leon
INPE de Cachoeira Paulista

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, visita amanhã a unidade do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de Cachoeira Paulista, para conhecer o primeiro subsistema de propulsão para satélite desenvolvido no Brasil, que entrará em órbita, a bordo do satélite nacional Amazônia-1.

Esse satélite, terá a missão de ajudar o país a monitorar a região amazônica, principalmente a floresta.

O equipamento foi testado nas instalações do Laboratório de Combustão e Propulsão.

O ministro visitará também o CEPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), localizado na unidade.

O subsistema de propulsão foi desenvolvido em parceria com a empresa Fibraforte, de São José, para a PMM (Plataforma Multimissão) criada pelo INPE para base de satélites como o Amazônia-1 e o Lattes.

Inovação - Segundo o instituto, o desenvolvimento de satélites é importante indutor da inovação no parque industrial brasileiro, que se qualifica e moderniza para atender desafios do programa espacial.

O INPE tem estimulado a indústria nacional a participar dos projetos do programa espacial, como forma de qualificar empresas e mão-de-obra para o setor.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 15/07/2012

Comentários

  1. Não entendi direito a reportagem.

    o que tem haver um sistema de propulsão com o satélite nacional amazônia-1?

    Não são os foguetes que possuem sistema de propulsão? e não são eles que levam os satélites para o espaço? pra que um satélite precisa de um sistema de propulsão se ele é colocado no espaço por um foguete?.

    ResponderExcluir
  2. Olá Arlen!

    Veja bem, um sistema de propulsão de uma satélite é diferente do usado em foguetes e tem funções diferenciadas também. O do foguete coloca o satélite no espaço, já o sistema de propulsão para satélites é usado para correção e manutenção de órbita, tá ok?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário