"Hackfest" Apresenta Projeto Colaborativo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a “Hackfest” irá apresentar Projeto Colaborativo para
Monitorar Desflorestamento com Dados de Satélites.

Duda Falcão

"Hackfest" Apresenta Projeto
Colaborativo para Monitorar
Desflorestamento com Dados de Satélites

Quinta-feira, 26 de Julho de 2012

Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) estarão nos dias 31 de julho e 1º de agosto na UNIFESP, em São José dos Campos, participando de uma "hackfest", evento aberto e gratuito que deve reunir  cidadãos interessados pela ciência e sustentabilidade.

A hackfest terá um tópico especial sobre desflorestamento, coordenado pelo Grupo de Ciência Cidadã do INPE e por professores da UNIFESP, para apresentação do ForestWatchers.

Esse novo projeto permite a qualquer pessoa participar da construção de mapas de desflorestamento baseados em dados de satélites. Ainda em fase inicial, o ForestWatchers pode receber contribuições de internautas de todo o mundo através da página http://forestwatchers.net/

A metodologia para a elaboração da base de dados de imagens de satélites, que deve ser distribuída livremente aos cidadãos voluntários, foi baseada em método desenvolvido com o apoio da equipe do Projeto Panamazônia II, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE.

O Evento

Chamado de "Brasil@home: Ciência Cidadã para o Desenvolvimento Sustentável", o evento tem o apoio do Citizen Cyberscience Centre, da Opens Society Foundations de George Soros e da UNOSAT, o programa para estudos e aplicações de satélites das Nações Unidas.

Ao lado de cientistas e especialistas em software, os participantes da hackfest poderão construir aplicativos simples, baseados em dados e tecnologias abertas, que tornem realidade uma ciência ambiental acessível ao público.

Todos os participantes podem propor idéias para “hackear” a ciência em direção a um futuro mais sustentável. Cada evento começa com uma apresentação e discussão de ideias, seguido de um dia inteiro de “hacking” com grupos de interesse.

A hackfest será realizada na terça-feira (31), das 14h às 18h, e na quarta-feira (1º), das 9h às 18h, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFESP, que fica na rua Talim, Vila Letônia, em São José dos Campos (SP).

O evento é gratuito, porém é obrigatório o registro e impressão de convite por meio da página http://brasilathomeunifesp.eventbrite.com/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial