IAI Divulga sua Nova Estrutura Organizacional

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (12/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais (IAI) divulgou sua nova Estrutura Organizacional.

Duda Falcão

IAI Divulga Nova Estrutura Organizacional.
Diretoria Científica do Instituto
Interamericano Estará no INPE

Quinta-feira, 12 de Julho de 2012

O Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais (IAI) em breve passará a ter sua gestão compartilhada entre Brasil, Argentina e Uruguai. Cada um desses países abrigará uma parte da diretoria do instituto, visando fortalecer a capacidade de gestão de seus projetos. A decisão de criar duas novas diretorias foi anunciada durante a 20ª Conferência das Partes do IAI (CoP-20) realizada no final de junho nos Estados Unidos.

A Direção Geral do IAI - agora chamada de Diretoria Executiva – está sediada nas instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 1996, e se transferirá para Montevidéu.

Assim, em Buenos Aires haverá uma Diretoria de Política Científica, enquanto em São José dos Campos estará a Diretoria de Desenvolvimento Científico. Com a ajuda do INPE e outras instituições brasileiras, essa Diretoria tem o mandato de analisar e integrar os trabalhos científicos do IAI, e usar o conhecimento gerado para adaptar e desenvolver a ciência das mudanças globais para as necessidades futuras.

Sobre o IAI

O IAI foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, para abordar as mudanças globais no âmbito das Américas e promover trabalhos de pesquisa cooperativa multinacional. São 19 os países membros do IAI: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Jamaica, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Com o objetivo de melhorar a compreensão das mudanças ambientais globais e suas implicações socioeconômicas nas Américas, o IAI repassa seus resultados científicos aos responsáveis pelas políticas e tomadores de decisões dos países membros, como forma de ajudar a desenvolver planos e ações adequados para enfrentar os efeitos das mudanças globais em escala regional.

Mais informações: www.iai.int


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários