Tanques de Comb. do Cyclone-4 Serão Desembarcados Hoje

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (11/07) no jornal “O Estado do Maranhão”, destacando que os Tanques de Combustíveis do Cyclone-4 já chegaram e começam a ser desembarcados na tarde de hoje no Porto de Itaqui, no Maranhão.

Duda Falcão

Portos

Tanques de Combustível do Foguete Cyclone-4
vão ser Desembarcados no Itaqui

Equipamentos serão descarregados do navio Socol 3,
que fundeou ontem na Baía de São Marcos e está
programado para atracar hoje à tarde no berço 103

O Estado do Maranhão
11/07/2012

Marine Traffic
Socol 3 traz da Ucrânia os tanques de combustível do Cyclone-4

O navio Socol 3 está programado para atracar hoje à tarde no berço 103 do Porto do Itaqui para descarregar 15 tanques de combustível do foguete Cyclone-4. Do porto, os tanques serão transportados para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em uma operação que envolverá 20 carretas e também guindastes com capacidade para içar até 40 toneladas.

A carga do navio pesa 113,12 toneladas. São os primeiros equipamentos terrestres de grande porte que vão propiciar o lançamento do Cyclone-4, construído pela empresa brasileiro-ucraniana Alcântara Cyclone Space (ACS). A empresa não divulgou mais informações sobre o esquema de transporte dos equipamentos do porto até o centro de lançamento, no município de Alcântara, distante 433 quilômetros de São Luís.

Foguete - O primeiro voo do Cyclone-4, tecnicamente chamado de qualificação, está previsto para o fim de 2013. O prédio (TC-100) para a montagem, integração e teste da carga útil, situado no complexo técnico do sítio de lançamento, está entre as partes mais adiantadas da obra. No local, serão preparados os satélites que sairão já encapsulados da unidade de carga útil para se acoplarem aos estágios propulsores do foguete Cyclone-4.

As obras do sítio de lançamento do foguete são de responsabilidade das empresas Odebrecht e Camargo Corrêa e deverão ser concluídas até outubro deste ano. Cerca de 1.300 pessoas, entre trabalhadores fixos e empregados temporários, atuam nas obras.

Outra obra adiantada é o TC-200, que será usado para montagem, integração e teste do veículo lançador. Nessa área, será montado o Cyclone-4, que tem 40 metros de comprimento, três metros de diâmetro e coifa (ponta) com quatro metros de largura. O foguete é capaz de alcançar até 500 quilômetros de altitude


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 10 - 11/07/2012

Comentário: Pois é leitor, tá aí o acompanhamento desse lamentável assunto. Aproveitamos para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio dessa matéria.

Comentários

  1. o Socol 3 parece estar enferrujado olha só a foto :)

    ResponderExcluir
  2. Bom João Paulo, pelos menos o Socol 3 parece está em melhor condições do que a presidente DILMA e sua equipe de energúmenos.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022