Programa Espacial Brasileiro Estará Presente na 64ª SBPC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (18/07) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que o Programa Espacial Brasileiro (PEB) será uma das atrações do presente da “64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”.

Programa Espacial Brasileiro
Estará Presente na 64ª SBPC

AEB
18-07-2012

O Programa Espacial Brasileiro será uma das atrações da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, entre os dias 22 e 27 de julho. Quem passar pelo local, poderá ver réplicas de foguetes e satélites desenvolvidos pelo Programa Espacial Brasileiro (PEB); assistir palestras e participar de mesas-redondas com a temática espacial; e ainda ver exposições interativas e participar de oficinas oferecidas pelo Programa AEB Escola.

Os encontros anuais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) são realizados com o intuito de ampliar o debate sobre a Ciência, Tecnologia e Inovação. Este ano, o tema da SBPC é “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”. Além da programação sênior, que inclui atividades de sociedades científicas, a entidade realiza, paralelamente ao evento, a ExpoT&C - mostra de projetos de ciência e tecnologia - e a SBPC Jovem, evento com programação voltada a estudantes da rede de ensino básica.

Na ExpoT&C, O Programa Espacial Brasileiro estará presente no Pavilhão do Ministério da Ciência,  Tecnologia e Inovação (MCTI). O espaço abrigará instituições e empresas ligadas ao Programa, como a AEB,  Inpe,  Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA),  Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE),  Centro de Lançamento de Alcântara (CLA),  Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) e a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), parceria entre Brasil e Ucrânia.

Serão expostas maquetes do Veículo de Sondagem Brasileiro (VSB-30), do Veículo Lançador de Satélites (VLS), do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) e do foguete Cyclone-4.  Haverá ainda no estande, a exibição de painéis com imagens do Programa Espacial Brasileiro e a apresentação de vídeos institucionais.

SBPC Jovem - O Programa AEB Escola apresentará oficinas, jogos e exposições temáticas durante a SBPC Jovem.  Segundo o coordenador do programa, Carlos Eduardo Quintanilha, o objetivo é “incentivar o aprendizado, criatividade e interesse de jovens estudantes pela Ciência e Tecnologia Espacial”. Durante todo o evento, os colaboradores do AEB Escola ministrarão minicursos com a temática espacial.

Palestras - Atividades relacionadas ao programa espacial também serão temas de palestras durante a 64ª SBPC. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, participará, dia 23, segunda-feira, da mesa-redonda “Benefícios Econômicos e Sociais da Base de Alcântara para o Maranhão”. No dia 24, José Raimundo ministrará palestra com tema “O Programa Espacial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável”.

Confira a programação de palestras com a temática espacial que serão realizadas durante a SBPC:

Conferência: A BASE ESPACIAL E AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ALCÂNTARA

Segunda-feira, 23/7/2012 - das 10h30 às 12h
Conferencista: Danilo da Conceição Serejo Lopes (MABE-Alcântara)
Apresentador: Alfredo Wagner Berno de Almeida (UEA)
Local: Castelão - Auditório Central

Mesa-Redonda: BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BASE DE ALCÂNTARA PARA O MARANHÃO. PARA QUEM E QUANDO?

Segunda-feira, 23/7/2012 - das 15h30 às 18h
Coordenador: Natalino Salgado Filho (UFMA)
Participantes: José Raimundo Braga Coelho (AEB), Raimundo Soares do Nascimento (PMA) e Leonardo dos Anjos (MABE-Alcântara)
Local: Castelão - Auditório Central

Conferência: O PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Terça-feira, 24/7/2012 - das 10h30 às 12h
Conferencista: José Raimundo Braga Coelho (AEB)
Apresentador: Antonio José Silva Oliveira (UFMA)
Local: Centro Paulo Freire - Miniauditório - Sala 109 Asa Sul

Mesa-Redonda: TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS PARA O PROGRAMA ESPACIAL
BRASILEIRO - PEB: OPORTUNIDADES PARA AS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS DE
PESQUISAS (IPS)

Terça-feira, 24/7/2012 - das 15h30 às 18h
Coordenador: Thyrso Villela Neto (INPE)
Participantes: Celio Costa Vaz (SBF) e José Renan de Medeiros (UFRN)
Local: CCH - Auditório "A"
Proponente: SBF


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários

  1. Duda, você tem alguma informação sobre o 14-X Hipersônico? Marcaram os primeiros voos livres para 2012 mas até agora não vi nada falandro sobre isso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego!

    Até o momento amigo não obtive nenhuma informação sobre o primeiro voo atmosférico dessa espaçonave. Espero que isso possa ocorrer ainda esse ano, mais não acredito nisso.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial