INPE Lança Satélite na China Este Ano

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (17/07) no site do jornal “O VALE”, destacando que segundo o ministro Marco Antônio Raupp devido a atrasos com o projeto do CBERS-3, o mesmo só deve ser lançado entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro deste ano.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

INPE Lança Satélite na China Este Ano

Ministro diz que lançamento deve ocorrer
até o dia 10 de dezembro, após atrasos

São José dos Campos
17 de Julho de 2012 - 02:03

Foto: Victor Moriyama
Ministro Marco Antonio Raupp

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação trabalha com a expectativa de lançamento do satélite CBERS-3 entre novembro e dezembro deste ano.

O ministro Marco Antonio Raupp disse na semana passada, em entrevista à ‘Voz do Brasil’, programa de rádio do governo federal, que “estamos com a excelente expectativa que a gente possa fazer esse lançamento entre o dia 20 de novembro e 10 de dezembro deste ano”.

O CBERS-3 é resultado da parceria espacial entre Brasil e China estabelecida em 1988 para construção e lançamento de satélites de recursos terrestres.

O CBERS-3 é o substituto do CBERS 2-B, que operou até 2010, segundo informa o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José.

A previsão era lançar o satélite até outubro, mas ocorreram atrasos no projeto.

O ministro frisou que o governo federal investiu mais de R$ 300 milhões no projeto.

“Nós contratamos mais de R$ 300 milhões diretamente na indústria nacional para o desenvolvimento desse projeto, o que significa capacitação dessa indústria numa área bastante sofisticada do ponto de vista tecnológico”, afirmou.

De acordo com o SindCt (Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial), a data mencionada pelo ministro ainda está dentro da chamada ‘janela de lançamento’.

“O pessoal do setor de engenharia do INPE avalia que o lançamento do CBERS-3 até o dia 10 de dezembro atende ao cronograma do projeto”, disse Gino Genaro, diretor sindical.

Na semana passada, especialistas do INPE e da CAST (Academia Chinesa de Tecnologia Espacial) concluíram mais uma etapa dos preparativos para o lançamento do satélite, que ocorrerá na China.

Foram realizadas atividades de balanceamento e medidas de propriedades de massa do satélite.

O CBERS-3 deve passar ainda por testes de vibração acústica e senoidal.

Visita - O ministro Raupp esteve ontem na unidade do INPE de Cachoeira Paulista, onde visitou o Laboratório de Propulsão e Combustão.

Durante a visita, o ministro se encontrou com representantes do SindCT, que ontem promoveram manifestação em frente ao INPE, em São José, por aumento salarial. A entidade pediu apoio de Raupp às negociações com o governo federal que ocorrerão hoje.

Hoje, o sindicato promove manifestação em frente à portaria principal do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

PROGRAMA SINO-BRASILEIRO

Início

Acordo

A cooperação China-Brasil para a construção de satélites foi assinada em 1988

Família

Satélites

Desde o início do acordo, já foram construídos três satélites, os CBERS-1, 2 e 2-B, que deixou de operar em 2010

Lançamento

Previsão

O CBERS-3 estava previsto para ser lançado até outubro deste ano, mas ocorreram atrasos

Data

Nova previsão

A nova previsão de lançamento do satélite é entre novembro e dezembro deste ano. O lançamento ocorrerá na China


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 17/07/2012

Comentários