Desembarcados no Porto do Itaqui os Tanques do Cyclone-4
Olá leitor!
Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 08 - 14/07/2012
Segue abaixo uma matéria publicada hoje (14/07) no jornal
“O Estado do Maranhão”, destacando que foram desembarcado na madrugada de ontem
(13/07) os tanques de combustíveis do foguete Cyclone-4.
Duda Falcão
Portos
Tanques de Combustível
do Foguete
Cyclone-4 São Desembarcados
no Itaqui
Carga veio da
Ucrânia no navio Socol 3 e será levada
para o Centro de
Lançamento de Alcântara; operação
ocorreu na
madrugada de ontem, no berço 103 do porto
Jornal O Estado do Maranhão
14/07/2012
EMAP
Navio Socol 3, que
trouxe os tanques, atracado no Porto do Itaqui
Os 15 tanques de combustível do foguete Cyclone-4, que estavam nos porões
do navio Socol 3, foram desembarcados
no Porto do Itaqui na madrugada de ontem. O cargueiro
partiu ainda pela manhã e a carga, até o fim da tarde, não havia sido retirada do cais. Os
tanques e outros equipamentos serão levados para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
A empresa
brasileiro-ucraniana Alcântara
Cyclone Space (ACS),
proprietária da carga, não divulgou
mais informações sobre o
transporte até o CLA. Fontes do setor portuário informaram que,
possivelmente, a operação será
realizada segunda-feira (16), pois o tráfego de veículos nas saídas
(rodoviárias e marítimas) de São
Luís é mais intenso nos fins de
semana.
Há duas opções
logísticas: inicialmente, foi
divulgada pela ACS a informação
de que os tanques seriam
transportados em carretas, que
por sua vez seriam embarcados em ferry-boats e levados para o CLA. A
travessia marítima é mais curta
do que a rodoviária. Pelo mar, o tempo de travessia dura em
média uma hora. São 22 milhas
náuticas (cerca de 40 km) da zona portuária
de São Luís até Alcântara. Por via rodoviária, o comboio
percorrerá 433 km em pelo menos cinco horas.
A carga é
constituída de 15 tanques de
combustível para o sistema de
abastecimento do combustível
líquido (LC, da sigla em inglês)
e seus assessórios de montagem. Para o transporte, serão utilizadas cerca de 20 carretas e guindastes capazes de içar até 40 toneladas.
Especiais - De
acordo com informes da Empresa
Maranhense de Administração
Portuária (EMAP), gestora do
Itaqui, o desembarque dos
tanques de combustível do
foguete Cyclone-4 é mais uma operação
portuária diferenciada (denominada
tecnicamente de cargas de
projeto) voltada ao atendimento
logístico de novas plantas
industriais que estão sendo
instaladas no Maranhão em áreas
como mineração, geração de
energia, petróleo e gás natural, papel e celulose e transporte de
carga.
No Porto do
Itaqui, até junho deste ano, já
foram movimentadas mais de 7 milhões de toneladas de carga.
Desse total, 32.601 toneladas
são de carga de projeto. São equipamentos, peças e acessórios
destinados às novas plantas
industriais, a exemplo da construção do Píer IV, da Vale; instalações da
fábrica de celulose da Suzano em
Imperatriz; das pesquisas de gás e petróleo
da OGX na Bacia do Parnaíba e da
Unidade de Tratamento de Gás
Natural da OGX e da MPX em Santo Antônio dos Lopes e agora da empresa binacional Alcântara Cyclone
Space (ACS), na cidade de Alcântara.
Para este último
empreendimento, foram
descarregados neste ano 14
contêineres do tipo open top (com
abertura no topo), usados para
cargas de tamanhos diferentes; 15
tanques de combustível e 34
caixas com acessórios para os
tanques. As cargas de projeto são geralmente equipamentos para
grandes obras e por isso mesmo
com grandes dimensões, o que exige do setor operacional do
porto soluções logísticas mais eficientes.
Biné Morais
Tanques foram
desembarcados no pátio de contêineres do porto
Reportagem exibida no Jornal da Manhã 2ª Edição
TV Mirante de São Luís - 13/07/2012
Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 08 - 14/07/2012
Comentário: Aproveitamos para agradecer de público a grande colaboração do leitor maranhense Edvaldo Coqueiro que desde os primórdios de nosso blog vem facilitando o nosso trabalho enviado para nós todas as notícias publicadas sobre o nosso PEB na mídia do "Estado do Maranhão". Obrigado mais uma vez Edvaldo.
Caramba, esses 15 tanques vão ser usado em um único foguete? Qual o tamanho do Cyclone-4?
ResponderExcluirOlá Anônimo!
ResponderExcluirO Cyclone-4 tem 40 metros de altura, mas esses tanques são para a armazenagem do combustível, entende?
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Que boa notícia Duda!
ResponderExcluirEu não sei se isso é algo pra se comemorar pra você,mas pra mim que desconheço o programa espacial brasileiro,vejo aí uma boa notícia!
Tchau!.E que Deus te abençoe e dê forças nesse seu trabalho de divulgação do nosso amado programa espacial brasileiro!.
Olá Arlen Rodrigues!
ResponderExcluirSeja bem vindo. Bom Arlen, nota-se que você realmente conhece muito pouco sobre o Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Essa notícia não tem nada de bom, muito pelo contrário, já que esse acordo com a Ucrânia é um tremendo desastre.
Mas enfim, continue nos visitando que você irá entender com o tempo o porquê esse acordo jamais deveria ter sido realizado, principalmente da forma como foi.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Como assim um desastre?.Um país tão grande territorialmente não pode dar mancadas com coisas tão sérias e importantes como um programa espacial.
ResponderExcluirMe passe links que você postou aqui falando sobre o porquê desse acordo com a Ucrânia ser um desastre.
Olá Arlen!
ResponderExcluirIiii cara, é um verdadeiro jornal de problemas, tipo:
* O acordo não prevê transferência de tecnologia nem desenvolvimento conjunto;
* O foguete é altamente tóxico;
* O foguete não tem capacidade de carga útil para atuar na área de mercado que pretende atuar, ou seja, a de satélites geoestacionários, em outras palavras, é um verdeiro embuste;
* A empresa é um mastodonte estatal, quando deveria ser uma empresa de capital misto (público e privado) sob a direção de profissionais qualificados para enfrentarem esse mercado pequeno e altamente competitivo de lançamentos comerciais;
* O acordo que gerou a empresa é fruto de uma jogada política do LULA para manter na época o apoio da bancada do PSB no Congresso, e por esse motivo e por ser exclusivamente estatal, a ACS está sujeita a interferência política em sua administração, ser usada como cabide de emprego e tantas outras coisas difíceis de dimensionar;
* E por ai vai, a própria Comunidade do Setor representada pela Associação Aeroespacial Brasileira (AAB) já se manisfestou contraria a esse acordo desastroso.
Nem mesmo a empresas concorrentes da ACS a levam a sério.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
De curiosidade: ele é tóxico por causa do combustível?
ExcluirInfelizmente isso é o BraZil!!!
Agora com os teste da nova TMI existe previsão para o lançamento do VLS? Será que o Tio Sam vai "ajudar" de novo?
Abraços!
Att.
Douglas
Olá Douglas!
ResponderExcluirExatamente amigo, já que o combustível é a base de Hidrazina, substância altamente perigosa para o ser humano e para o meio ambiente. Se houver um desaste, só Deus mesmo pode dimensionar as consequências, lembrando que a capital do estado (São Luís) está a 50 KM em linha reta.
Agora quanto a previsão para o lançamento do VLS-1, segundo as últimas notícias divulgadas na mídia, o mesmo está previsto para o segundo semestre de 2013. Se irá acontecer, bom, aí vai depender da DILMA e de sua equipe de energúmenos dos ministérios do Planejamento e da Fazenda.
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)