Ministro Raupp Visita o INPE e Ouve Reclamações

Olá leitor!

Segue abaixo matéria postada hoje (16/07) no site “VNews.com” destacando que ministro Marco Antônio Raupp visitou as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos (SP) e Cachoeira Paulista (SP) e ouviu reclamações dos servidores e pesquisadores por maiores investimentos, contratações e aumento de salários.

Duda Falcão

Política

Cachoeira Paulista: Ministro Raupp
Visita o INPE e Ouve Reclamações

Funcionários pedem investimentos, contratações e aumento de salários

Atualizado em: 19h59min
16/07/2012

Os servidores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) paralisaram as atividades nesta segunda-feira (16). Eles reivindicam aumento salarial. À tarde, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, visitou o Centro de Previsão do Tempo em Cachoeira Paulista. Foi a oportunidade que os funcionários tiveram para fazer a cobrança e melhores condições de trabalho nas pesquisas espaciais.

O ministro ficou frente a frente com funcionários e pesquisadores do INPE e ouviu muitas reivindicações: a maioria sobre investimentos, contratações e aumento de salários. Pedidos que começaram a ser feitos pela manhã, na unidade de São José dos Campos, em forma de protesto.

Sindicalistas estiveram na porta do instituto e organizaram uma paralisação. O motivo, segundo a categoria, é a falta de uma resposta do governo federal sobre a carta que teria sido entregue em janeiro e ainda nem começou a ser negociada. A assessoria de imprensa do INPE informou que a adesão à paralisação foi baixa e não impactou as atividades.

"Isso nos preocupa, porque nós já estamos indo para três anos com nossos salários congelados desde 2009, que foi o último reajuste e os nossos salários começam a ficar defasados com relação ao mercado. Então, é difícil segurar pesquisadores, cientistas", disse o representante do sindicato, Gino Genaro.

Em entrevista coletiva depois do encontro, o ministro alegou que pouco pode fazer para agilizar o processo de reajuste de salários. "O que eu podia interferir, eu interferi, que é encaminhar os pedidos de aumento de salário para o setor do governo que é responsável por isso, que é o Ministério do Planejamento e Orçamento", explicou.

Em meio às cobranças, Raupp disse que o ministério pode investir no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, desde que a diretoria do INPE comprove a necessidade de cada área ou projeto. "Avaliação de qual é a realidade para poder atender às demandas de uma forma otimizada. Não posso dar mais do que é necessário", reiterou Raupp.

O diretor do INPE, Leonel Perondi, afirmou que já começou a fazer esse diagnóstico em cada departamento. Ele, porém, não definiu data para que o levantamento seja concluído. Mas pretende finalizar tudo nos próximos meses. "Nós estamos fazendo esse trabalho de levantar todos os projetos na linha horizontal. Todas as demandas que nós temos na área funcional e a partir daí nós vamos poder ter um diagnóstico sobre a locação de pessoal no INPE".

Reportagem exibida no “Jornal da Vanguarda 2ª Edição”
TV Vanguarda - 16/07/2012


Fonte: Site VNews.com - http://www.vnews.com.br/

Comentário: Pois é leitor, noto nas palavras do Raupp que nem ele mais acredita numa real mudança no setor espacial. Se estivermos certo, e espero sinceramente que não, o ministro Raupp começa a cair na real quanto às verdadeiras intenções da presidente DILMA ROUSSEFF e de sua equipe de energúmenos para com o nosso programa espacial. O sucateamento do programa parece ser algo inevitável e cada dia que passa isso fica mais claro. Lamentável!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial