Diretor do CERN Acusa Brasil de Lentidão

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (05/07) no site do “Último Segundo do Portal IG”, destacando que o diretor do CERN acusa o Brasil de lentidão.

Duda Falcão

Ciência

Diretor do CERN Acusa Brasil de Lentidão

Rolf Heuer afirma que autoridades brasileiras não se movem.
País assinou carta de intenções, em 2010, para adesão
ao Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear

Agência Estado
05/07/2012 09:44:35

AP
Rolf Heuer, diretor geral do Cern, durante entrevista
coletiva na quarta(4) sobre a descoberta de uma nova
partícula subatômica com características do Bóson de Higgs

"Vocês são muito lentos." A cobrança é do diretor-geral do Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN), Rolf Heuer, ao ser questionado pela reportagem quando é que o Brasil concluiria sua adesão ao principal centro de pesquisas físicas do mundo. "Não consigo entender o que ocorre com o Brasil. Nós estamos prontos para aceitar o País. Mas são eles (autoridades) que não se movem", insistiu Heuer.

Em 2010, o Brasil assinou uma carta de intenções que deu início formal ao processo de adesão do País ao CERN, responsável pelo LHC, o maior acelerador de partículas do mundo. O CERN estipulou que o Brasil terá de pagar uma contribuição anual de US$ 10 milhões, 10% do dinheiro pago por um membro europeu e uma gota d’água em comparação aos investimentos em pesquisa realizados pelo centro.

Heuer alertou que, se o Brasil não integrar o CERN, empresas brasileiras não poderão participar da licitação que o centro abrirá para a compra de tecnologia e peças para a atualização milionária do LHC, que ocorrerá nos próximos anos.

Segundo Ronald Shellard, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), um documento descrevendo o estado da ciência brasileira já foi enviado ao CERN - um passo protocolar nas negociações. Após receber esse documento, uma equipe do CERN virá ao Brasil, e só então um projeto político de adesão oficial poderá ser encaminhado ao Congresso.

A adesão do Brasil, porém, é de forte interesse do centro de pesquisas. Com a crise na Europa e a pressão orçamentária, o CERN busca novas fontes de renda e quer ampliar sua cooperação. No centro, funcionários lembram que, com o custo da Copa do Mundo, o Brasil pagaria sua participação no CERN por várias décadas.

A ausência do governo, porém, não significa a ausência de brasileiros no projeto. Além do envolvimento pontual de algumas universidades nacionais, alguns brasileiros trabalham em Genebra no experimento, mas são funcionários de centros de pesquisa ou laboratórios estrangeiros. Um deles é Denis Damazio, pesquisador carioca que trabalha para a americana BNL e teve nos últimos meses uma participação fundamental no processo de seleção de dados.


Fonte: Site do Ultimo Segundo do IG - http://ultimosegundo.ig.com.br

Comentário: Pois é leitor, veja que essa matéria contradiz a matéria de ontem do Jornal Folha de São Paulo postada hoje aqui no blog e é mais uma clara demonstração do desastroso desempenho do governo Dilma Rousseff na área de Ciência e Tecnologia no país. É extremamente desagradável e vergonhoso para mim como brasileiro ter de ouvir desse gringo que somos lerdos por causa desse governo de m... que temos. Entretanto, não podemos deixar de concordar com ele, pois é sabido que o governo Dilma Rousseff, como foi dito pelos funcionários do CBPF segundo a matéria, que o Brasil está mais interessado em investir em Copa do Mundo e Jogos Olímpicos do que investi em Ciência e Tecnologia. Fazer o que? Lamentável. Gostaríamos de agradecer ao leitor paulista José Ildefonso pelo envio dessa matéria.

Comentários

  1. Brasil gosta de ser ridículo... apanha na cara direto dos paises estrangeiros e não fazem nada para melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo!

    Nesse caso esta apanhando por que quer, porque não tem compromisso, seriedade e trata os acordos internacionais com irresponsabilidade. Esse é o motivo, e o gringo tem toda a razão em suas colocações.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário