Prefeito Vistoria Obras do Centro de Inovação de Atibaia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (28/12/2012) no site da “Prefeitura Municipal de Atibaia (SP)”, destacando que comitiva liderada pelo prefeito dessa cidade, o Dr. Denig, visitou as obras do Centro de Inovação de Atibaia, onde será desenvolvido o “Projeto CITAR (Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação)” para serem utilizados em projetos de satélites e de outras aplicações aeroespaciais, numa parceria entre CTI Renato Archer, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Laboratório de Sistemas Integrados (LSI) da Universidade de São Paulo (USP).

Duda Falcão

Notícias

Prefeito Vistoria Obras do
Centro de Inovação de Atibaia

Instalação do Centro de Inovação de Atibaia acontecerá graças a
uma parceria entre a Prefeitura e o BBP - Brazilian Business Park

28/12/2012


Na manhã de quarta-feira (19), o prefeito Dr. Denig, o vice-prefeito, Prof. Ricardo dos Santos Antonio, e o diretor de Indústria da Prefeitura, José Luiz Fraia, visitaram as obras de construção do Centro de Inovação de Atibaia e, juntamente do diretor do Centro Empresarial de Atibaia, Robson Alves, receberam comitivas do CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e da FACTI - Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação, ambos parceiros no projeto do Centro de Inovação.

Representando o CTI participaram da visita os coordenadores Alexandre Cândido de Paulo e Silvio Spinella e os pesquisadores Saulo Finco e Márcio Biasoli. Pela FACTI, o secretário executivo, Rogério Yamanishi, com a coordenadora de Projetos Especiais, Angelina Penteado de Oliveira. O grupo vistoriou as obras do prédio que abrigará o Centro de Inovação e discutiu detalhes a respeito de sua implantação e funcionamento.

A Construção do Centro de Inovação

A instalação do Centro de Inovação de Atibaia acontecerá graças a uma parceria entre a Prefeitura e o BBP - Brazilian Business Park, que se responsabilizou por todos os custos relativos ao projeto executivo e às obras civis da edificação. O Centro de Inovação está sendo construído no Condomínio Empresarial Barão de Mauá, localizado no Km 88 da Rodovia D. Pedro I.

O prédio possui  área total de 3.200 m², divididos em dois pavimentos. Por ocasião da visita, o arquiteto Luís Fernando Caliman, responsável pela obra, pôde mostrar o adiantado estágio em que se encontram as obras, em fase final de instalação do sistema de ar condicionado, vidros e iluminação. Durante o mês de janeiro deverão ser vencidas as últimas etapas correspondentes aos serviços de pintura e instalações de mobiliário.

Projeto CITAR

O Projeto CITAR – Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação, que tem o início de suas atividades previsto para fevereiro do próximo ano, será o primeiro projeto  a ser desenvolvido no Núcleo Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do CTI/FACTI em Atibaia, nas instalações do Centro de Inovação.

Sob a coordenação do pesquisador Dr. Saulo Finco, o projeto será desenvolvido pelo CTI Renato Archer, que por sua vez contará com a parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Laboratório de Sistemas Integrados (LSI) da Universidade de São Paulo (USP). A capacitação na área de RH, com a formação de projetistas especializados em circuitos integrados para satélites e outras aplicações aeroespaciais, será uma das metas do projeto.

Segundo o diretor do CTI Renato Archer, Victor Pellegrini Mammana, "a cidade de Atibaia hoje representa um dos polos principais de atração das atividades de pesquisa e desenvolvimento no Estado de São Paulo. Atibaia fica na esquina do mundo, entre São José dos Campos, Campinas e São Paulo, o que gera uma série de oportunidades de interação com o setor privado ali localizado. Portanto, a possibilidade de realizar projetos em Atibaia hoje é uma prioridade para o CTI Renato Archer", afirmou.

De acordo com o coordenador do "Projeto CITAR", Dr. Saulo Finco, "as atividades realizadas no Núcleo de Atibaia serão focadas no desenvolvimento dos circuitos integrados demandados pelo Programa Espacial Brasileiro. Será um dos primeiros projetos a serem realizados no Centro de Inovação de Atibaia", disse.

Para o prefeito Dr. Denig, a implantação do Centro de Inovação de Atibaia é muito promissora para a cidade.

"O Centro de Inovação foi um dos importantes projetos da administração municipal desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Recentemente estive no Ministério de Ciência e Tecnologia, em Brasília, para tratar da vinda do Núcleo de P&D para Atibaia. Hoje ele já é uma realidade para o município, uma conquista que representará um grande avanço na área de tecnologia, com a geração de empregos de alta qualificação, o que definirá um novo vetor de desenvolvimento para nossa cidade e região. Constatamos, nessa visita, que as obras estão em rápida evolução, e já no mês de janeiro o Centro de Inovação de Atibaia poderá ser inaugurado", lembrou.

O prefeito ainda ressaltou que "o Centro de Inovação é o primeiro passo para a criação do futuro Parque Tecnológico de Atibaia. Grandes empresas de tecnologia já se instalaram aqui e, com o Centro de Inovação em atividade, certamente muito mais empresas virão", afirmou Dr. Denig.

30 Anos do CTI Renato Archer em Campinas

No último dia 10 de dezembro o prefeito Dr. Denig também participou de uma homenagem ao ex-ministro Renato Archer no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, em Campinas. A solenidade contou com inauguração de Espaço Galeria, lançamento do livro "Renato Archer: Legado e Atualidade" e um selo comemorativo aos 30 anos do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer em Campinas.

O homenageado, Renato Archer, foi o primeiro ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil (de 1985 a 1987) e notabilizou-se por considerar "ciência e tecnologia" como algo fundamental para o desenvolvimento social, cultural, político e econômico da sociedade brasileira. O CTI foi inaugurado em Campinas no ano de 1982 e, em 1999, em uma homenagem ao ex-ministro, recebeu o nome de Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer.

Estiveram presentes no evento os familiares de Renato Archer, o deputado federal Newton Lima, a ex-deputada federal Irma Passoni, o diretor do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer, Victor Pellegrini Mammana, entre outras autoridades e membros da sociedade civil.


Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Atibaia - http://www.atibaia.sp.gov.br/

Comentário: Eu sei que essa notícia é um pouco velha leitor, mas ela é sensacional e já havíamos postado em janeiro desse ano uma outra nota sobre esse assunto (Veja a nota: “CTI Anuncia Criação de Núcleo de Pesquisas em Atibaia”), mas devido a pouca repercussão da mesma, isso é, se levarmos em conta a sua importância (é um sonho se realizando) resolvemos abordar o assunto novamente nessa nota que fala sobre as obras desse novo Centro e sobre Projeto CITAR. Projeto este que se bem conduzido for, poderá tornar o Brasil independente na área de circuitos integrados para satélites e outras aplicações aeroespaciais. Portanto, chamo atenção dos pesquisadores que atuam em atividades espaciais no Brasil para que a partir de agora fiquem atentos a esse novo centro de inovação em Atibaia e evidentemente ao Projeto CITAR.

Comentários

  1. Ótimas noticias. Provavelmente mais um passo para nossos satélites projetados realmente sairem do papel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário