Pesquisadores do INPE Participam de “Hackfest"

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (12/07) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pesquisadores do INPE irão participar de uma “Hackfest”.

Duda Falcão

Pesquisadores do INPE
Participam de “Hackfest"

Quinta-feira, 12 de Julho de 2012

Em São José dos Campos, uma “hackfest” irá aproximar pesquisadores, especialistas em software e cidadãos envolvidos com ciência e sustentabilidade. Apoiado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o evento Brasil@home: Ciência Cidadã para o Desenvolvimento Sustentável” será na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) nos dias 31 de julho e 1 de agosto.

O primeiro dia será de “introdução à ciberciência cidadã” e o segundo, quando acontece a “hackfest”, é espaço para testes de aplicativos e contribuições sobre sustentabilidade.

Durante o evento, cientistas do INPE apresentarão o ForestWatchers, um projeto colaborativo internacional que permite a qualquer pessoa participar da construção de mapas de desflorestamento baseados em imagens de satélite. O projeto, ainda em fase inicial, pode receber contribuições de internautas de todo o mundo através da página http://forestwatchers.net/

O objetivo da ciberciência cidadã é construir aplicativos simples que tornem realidade uma ciência ambiental acessível ao público. A ideia principal é o envolvimento na ciência através da web, que hoje permite ao cidadão comum contribuir na coleta, simulação e análise de dados.

As inscrições ao evento são gratuitas e devem ser feitas pela página http://forestwatchers.net/hack-sjc/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

  1. Eu fico pensando aqui.. porque existe tantas instuições na área aeroespacial brasileira, IEAv, IAE, AEB, INPE, CTA, etc..etc.. porque não criam apenas um mais com todos os projetos que estão sendo feito e dividem por áreas, um exemplo é a NASA, e dentro tem as divisões cada um faz uma coisa, mas é tudo dentro dela.

    Deixar só AEB ai faz as divisões
    AEB- Propulsão líquida, sólida e híbrida
    AEB- Satélites
    AEB- Veículos lançadores
    AEB- Hipersônicos
    AEB- Estudos meteorológicos
    etc..


    (Minha opinião)

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo!

    O IEAv, IAE, INPE e CTA, são centros de pesquisas (institutos) e a AEB é o órgão do governo que coordena as atividades espaciais no país, mas com uma menor influência nos centros militares. Colocar esse centros sobre sua coordenação me parece ser o plano do Raupp e do atual presidente da AEB, José Raimundo Braga Coelho.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário