Projeto ADVANCE Com Participação do INPE Facilita Estudos em Engenharia Para Nanossatélites

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (30/07) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o Projeto ADVANCE (consórcio internacional com participação brasileira) facilita estudos em engenharia para Nanossatélites.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Projeto Facilita Estudos em Engenharia Para Nanossatélites

Por INPE
Publicado: Jul 30, 2019

São José dos Campos-SP, 30 de julho de 2019

Pesquisadores do projeto ADVANCE, um consórcio internacional para transferência de conhecimento na área de engenharia de sistemas ciberfísicos (CPS, na sigla em inglês), estiveram neste mês na sede do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), e no Centro Regional do Nordeste, localizado em Natal (RN).

"A participação do INPE no consórcio é voltada às atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em aplicações para nanossatélites de coleta de dados ambientais", informa Fátima Mattiello, coordenadora dos Centros Regionais do INPE.

Iniciado em janeiro, o projeto ADVANCE apoiará a visita de pesquisadores membros do consórcio ao INPE até dezembro de 2023.

O consórcio é financiado pela União Europeia e reúne pesquisadores da Universidade de Florença (Itália), Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste (Hungria), Universidade dos Andes (Colômbia), Unicamp e INPE.

Saiba mais sobre o projeto ADVANCE (Addressing Verification & Validation Challenges in Future Cyber-Physical System): https://www.advance-rise.eu/

Internacionalização

Em São José dos Campos, o pesquisador Andras Vörös, da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, participou de atividades relacionadas ao Projeto de Internacionalização (PrInt) da Pós-Graduação do INPE.

Alunos de mestrado e doutorado em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais tiveram a oportunidade de interagir com o pesquisador visitante, assim como a equipe de engenheiros do INPE. Durante três dias, Vörös ministrou o curso Model-driven system development based on UML/SysML para 36 participantes, entre alunos, professores e tecnologistas do INPE, bolsistas do ITA e engenheiros da Embraer.

Natal

Em parceria com o Programa de Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o 1º Tutorial em Cyber-Physical Systems (CPS) foi realizado entre os dias 8 e 15 de julho.

O curso foi ministrado em dois módulos: o primeiro pelo pesquisador András Vörös no tema SysML, e o segundo por Andrea Bondavalli, da Universidade de Florença, sobre CPSoS (Cyber-Physical Systems of Systems).

Realizado na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN, o evento contou com a participação de 35 alunos e professores da PPGEA e outros cursos de pós-graduação da UFRN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), além de tecnologistas e pesquisadores do Centro Regional do Nordeste do INPE.

Em Natal, os pesquisadores do projeto ADVANCE também visitaram os laboratórios do Centro Regional do Nordeste do INPE onde são desenvolvidas tecnologias inovadoras para o Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA).

Atividades no INPE de São José dos Campos.
Atividades no Centro Regional do Nordeste do INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários