AEB Assina Acordo de Cooperação Técnica Para Desenvolver Missão Espacial Denominada de Projeto Alfa Crux

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada ontem (13/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que a Agência assinou acordo de cooperação técnica com a Universidade de Brasília (UnB) para desenvolver uma Missão Espacial denominada de Projeto Alfa Crux.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

AEB Assina Acordo de Cooperação Técnica Para Desenvolver Projeto Alfa Crux

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 13/08/2019 - 18h56
Última modificação: 13/08/2019 - 18h56


A Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou nesta terça-feira (13.08), um memorando de entendimento com a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), que estabelece a cooperação técnica e desenvolvimento do projeto Alfa Crux. O projeto consiste em uma missão espacial que propõe o desenvolvimento de um sistema de comunicação e de pesquisa para a sociedade civil e militar.

A missão espacial tem o objetivo de garantir a soberania nacional e o desenvolvimento técnico-científico e acadêmico com a geração de conhecimento nos mais diversos campos de aplicação de nanossatélites e avanços tecnológicos da área espacial.

Segundo o presidente da AEB, Carlos Moura, a cooperação técnica é uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços entre a AEB e a UnB, já que as duas instituições têm uma longa e exitosa relação. De acordo com Moura o Alfa Crux se enquadra no New Space, a nova fronteira da exploração espacial e por isso é importante apoiar esse tipo de projeto, pois seu cerne são a inovação e a busca pelo desenvolvimento do setor espacial brasileiro.

Para a reitora da UnB, Márcia Abrahão, o projeto Alfa Crux mostra o potencial de internacionalização na Universidade e a disposição de o País desenvolver tecnologia de ponta. “No futuro, o Brasil não será apenas repetidor de tecnologia e sim desenvolvedor, proeza que possibilitará protagonismo na ciência mundial”, afirmou.

Missão Espacial

Ao apresentar o projeto Alfa Crux, o coordenador e professor da UnB, Renato Alves Borges, destacou ser a missão basicamente um sistema de comunicação e informações críticas voltado para a aplicação em comunicação entre dispositivos (M2M) e Internet das Coisas, uma vez que o projeto está alinhado com as tendências do setor espacial, como por exemplo redução de custos e projetos inovadores.

“O projeto vai contribuir para melhorar o monitoramento agrícola e também o uso na área de defesa, como garantir a comunicação em regiões remotas, além de promover comunicação em zona de desastres, em situações trágicas como no rompimento da barragem de Brumadinho (MG), ocorrido no início do ano”, destacou o professor Renato.

O memorando de entendimento foi assinado pelo presidente da AEB, Carlos Moura, a reitora da UnB, Márcia Abrahão e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Alexandre André dos Santos.

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável em formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.



Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Bom leitor, não quero jogar água no ‘chopp’ da AEB, afinal não temos informações suficientes para fazer uma avalição sobre este acordo. Porém dependendo de quem esteja envolvido no gerenciamento deste projeto na UnB, é melhor o Sr. Carlos Moura ficar de olhos bem abertos, caso contrário estará correndo o sério risco de voltar ao tempo das famosas “Coelhadas”.

Comentários