Nave Espacial Indiana Entra na Órbita da Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postado ontem (20/08) no site “Olhar Digital” destacando que a nave espacial lunar indiana “Chandrayaan-2”,já entrou na órbita da Lua.

Duda Falcão

Nave Espacial Indiana Entra na Órbita da Lua

Sonda indiana está prevista para chegar ao pólo-sul da Lua no dia 7 de setembro

Por Redação Olhar Digital
Fonte: AFP
20/08/2019 - 11h08


A sonda indiana Chandrayaan-2 partiu há quatro semanas da Terra com uma missão: tornar a Índia a quarta nação a chegar à Lua. E hoje (20), a missão deu um passo significativo em direção ao seu objetivo. A nave espacial conseguiu entrar na órbita lunar, uma das partes mais difíceis de sua viagem.

A ISRO (agência espacial da Índia) afirmou que a manobra "foi completada com êxito às 9h (0h30 no horário de Brasília) como estava previsto, usando o sistema de propulsão a bordo. A duração da manobra foi de 1738 segundos". Entrar na órbita é especialmente complicado, porque exige muito controle. Se a sonda, por exemplo, tivesse se aproximado da Lua a uma velocidade muito alta, ela certamente se perderia no Espaço.

A agência espacial indiana afirmou que a missão ajudará os cientistas a ampliar a compreensão sobre a origem e a evolução da Lua. Se tudo correr como previsto, a nave indiana deve chegar ao polo-sul do satélite natural da Terra no próximo dia 7 de setembro.


Fonte: Site Olhar Digital -  https://olhardigital.com.br

Comentário: Pois é leitor, ponto para Índia que tenta com essa fantástica iniciativa, entre outras coisas, igualar os feitos dos americanos, russos e chineses. E graças a iniciativa do irrequieto Eng. Lucas Fonseca, CEO da Startup espacial brasileira AIRVANTIS, o Brasil em 2022 entrará também na lista das nações que tem em pauta o satélite natural da Terra. É claro que a missão brasileira chamada de ‘GATATÉA-L' não será tão complexa quanto é esta indiana, pois a mesma se resumirá em um orbitador, enquanto a indiana além do orbitador, é também composta por uma sonda que pousará no polo-sul da lua. A nós do Blog BRAZILIAN SPACE só resta torcer pelo sucesso de ambas as missões, e por um melhor futuro para o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Falando na 'GARATÉA-L', desconfio que em vem uma bomba por ai, fique atento leitor. Aproveito para agradecer publicamente ao nosso leitor Rui Botelho pelo envio desta notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial