Nave Espacial Indiana Entra na Órbita da Lua

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postado ontem (20/08) no site “Olhar Digital” destacando que a nave espacial lunar indiana “Chandrayaan-2”,já entrou na órbita da Lua.

Duda Falcão

Nave Espacial Indiana Entra na Órbita da Lua

Sonda indiana está prevista para chegar ao pólo-sul da Lua no dia 7 de setembro

Por Redação Olhar Digital
Fonte: AFP
20/08/2019 - 11h08


A sonda indiana Chandrayaan-2 partiu há quatro semanas da Terra com uma missão: tornar a Índia a quarta nação a chegar à Lua. E hoje (20), a missão deu um passo significativo em direção ao seu objetivo. A nave espacial conseguiu entrar na órbita lunar, uma das partes mais difíceis de sua viagem.

A ISRO (agência espacial da Índia) afirmou que a manobra "foi completada com êxito às 9h (0h30 no horário de Brasília) como estava previsto, usando o sistema de propulsão a bordo. A duração da manobra foi de 1738 segundos". Entrar na órbita é especialmente complicado, porque exige muito controle. Se a sonda, por exemplo, tivesse se aproximado da Lua a uma velocidade muito alta, ela certamente se perderia no Espaço.

A agência espacial indiana afirmou que a missão ajudará os cientistas a ampliar a compreensão sobre a origem e a evolução da Lua. Se tudo correr como previsto, a nave indiana deve chegar ao polo-sul do satélite natural da Terra no próximo dia 7 de setembro.


Fonte: Site Olhar Digital -  https://olhardigital.com.br

Comentário: Pois é leitor, ponto para Índia que tenta com essa fantástica iniciativa, entre outras coisas, igualar os feitos dos americanos, russos e chineses. E graças a iniciativa do irrequieto Eng. Lucas Fonseca, CEO da Startup espacial brasileira AIRVANTIS, o Brasil em 2022 entrará também na lista das nações que tem em pauta o satélite natural da Terra. É claro que a missão brasileira chamada de ‘GATATÉA-L' não será tão complexa quanto é esta indiana, pois a mesma se resumirá em um orbitador, enquanto a indiana além do orbitador, é também composta por uma sonda que pousará no polo-sul da lua. A nós do Blog BRAZILIAN SPACE só resta torcer pelo sucesso de ambas as missões, e por um melhor futuro para o Programa Espacial Brasileiro (PEB). Falando na 'GARATÉA-L', desconfio que em vem uma bomba por ai, fique atento leitor. Aproveito para agradecer publicamente ao nosso leitor Rui Botelho pelo envio desta notícia.

Comentários