Smart Dragon-1: Foguete Chinês de Uso Comercial Faz Primeiro Voo Lançando Tres Satélites em Órbita

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (20/07) no site da revista “ISTOÉ Dinheiro” destacando que o foguete chinês “Smart Dragon-1” fez seu primeiro voo comercial lançando três satélites em órbita.

Duda Falcão

FAROL DINHEIRO

Smart Dragon-1: Foguete Chinês de Uso Comercial Faz Primeiro Voo

Revista ISTOÉ DINHEIRO
19/08/19 - 10h39


O foguete Smart Dragon-1 (SD-1) da China, projetado para uso comercial, fez seu primeiro voo no domingo, enviando três satélites para órbita. O foguete, desenvolvido pela China Rocket, empresa afiliada à Academia de Tecnologia de Veículos de Lançamento da China (CALVT), decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, às 12h11 (horário de Pequim).

Os três satélites, desenvolvidos respectivamente por três empresas de Pequim, serão utilizados para serviços de sensores remotos, comunicação e IoT (internet das coisas). A nova série Dragon foi desenvolvida para atender à demanda do mercado de lançar pequenos satélites comerciais, disse Wang Xiaojun, chefe da CALVT.


Fonte: Site da Revista ISTOÉ Dinheiro - 20/07/2012

Comentário: Pois é leitor, mais um ipponn (golpe perfeito do Judô) em nosso fantasioso e pífio Programa Espacial. Infelizmente a distancia se amplia cada vez mais e até o momento não houve uma efetiva e esperançosa resposta do Governo apontando uma direção ao nosso programa espacial. É claro que existe o esforço governamental para ratificar o AST, verdadeiramente essencial para nossas pretensões comerciais no espaço, mas paralelo a isso leitor outras e mais urgentes ações deveriam está sendo executadas, especialmente nessa área de veículos lançadores, onde o caminho adotado muito provavelmente não nos levará ao que o país precisa, ou seja, um veiculo lançador de satélites barato, confiável e competitivo. Sinceramente leitor, temo muito pelo que possa acontecer com a próxima década em nosso “Patinho Feio”. Qual história iremos escrever, algo semelhante ao que já escrevemos, ou escrever uma história diferente pautada no sucesso? Com a palavra o Governo Bolsonaro e a Comunidade Espacial.

Comentários