NASA Monitora Asteroide Que Pode Provocar Caos na Terra em 2020

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia publicada dia (16/08) no site do Sputnik News Brasil, destacando que a NASA está monitorando asteroide que poderá provocar caos na Terra em 2020.

Duda Falcão

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NASA Monitora Asteroide Que Pode Provocar Caos na Terra em 2020

Sputnik News Brasil
16/08/2019 – 07:09
Atualizado em 16/08/2019 - 07:13

CC0

Um asteroide enorme pode estar em rota de colisão com nosso planeta, o que poderia causar um grande caos devido a suas dimensões.

A NASA está monitorando o 1998 OR2, um asteroide mortal que poderá colidir com a Terra em abril de 2020.

O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS) revelou que o asteroide 1998 OR2 possui um diâmetro de 4 quilômetros e deve sobrevoar a Terra em 29 de abril de 2020, conforme o tabloide Express.

Segundo os dados, o asteroide estará a uma distância de aproximadamente 0,04205 unidades astronômicas ou cerca de 6,3 milhões de quilômetros do nosso planeta. Apesar de ser uma distância segura, o curso da rocha pode ser alterado devido a alguns fenômenos, o que poderia fazer com que ele colida com a Terra.

CC0 / PIXABAY/GERALT
A Terra afetada por uma explosão (imagem ilustrativa)

Um dos fatores que poderiam alterar o curso do asteroide é o efeito Yarkovsky, onde aquecimento exercido por um objeto interno, como o Sol, pode alterar a rotação do asteroide e forçá-lo a um curso de colisão conosco.

O 1998 OR2 é um dos maiores e mais brilhantes asteroides da lista dos considerados potencialmente perigosos.

"Estamos certos de que as pessoas entendem que isso não é Hollywood, não é um filme", afirmou Jim Bridenstine, diretor-administrativo da NASA.

No momento, a NASA está desenvolvendo o Teste de Redirecionamento de Asteroides (DART), que tentará redirecionar asteroides antes que eles possam colidir com a Terra. A utilização de uma sonda, bem como o lançamento de um teste deve ocorrer em 2021, enquanto que o projeto deve ficar pronto em 2022.


Fonte: Site Sputniknews Brasil - http://br.sputniknews.com

Comentário: Pois é, esta situação é séria leitor. Não me refiro diretamente a este asteroide, já que como a matéria diz é ainda uma possibilidade, e não uma certeza (pelo menos não reconhecida oficialmente), mas sim a possibilidade da Terra ser a qualquer momento alvejada por um asteroide ou um cometa, isso vai acontecer, seja no seu período de vida, no de seus filhou, no de seu netos, enfim... mas vai acontecer, e a Sociedade humana precisa entender isso e começar a se movimentar para cobrar das autoridades ações que protejam o planeta contra esse tipo de ameaça. A pratica de ‘fechar a porta depois de arrobada’ pode custar à vida de milhares ou até mesmo milhões de pessoas, caso não se comece dede já a se tomar providencias.

Comentários