Com a Presença do Ministro Marcos Pontes, Diretor Interino Toma Posse no INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (16/08) no site do jornal “O VALE”, destacando que com a presença do Ministro Marcos Pontes, o novo diretor interino do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Dr. Darcton Policarpo Damião, tomou posse.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Com Presença de Ministro, Diretor Interino Toma Posse no INPE

Por Julia Carvalho
@carvalho8123
O VALE
16/08/2019 - 14:06:00

Foto: Julia Carvalho/OVALE
O Ministro de Ciência e Tecnologia Marcos Pontes e o diretor interino do INPE, Darcton Policarpo Damião, em São José.

Em ‘visita relâmpago’ ao INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), o Ministro de Ciência e Tecnologia do governo Jair Bolsonaro (PSL), Marcos Pontes, participou do evento de posse do diretor interino do INPE, Darcton Policarpo Damião, em São José dos Campos.

O militar da reserva foi nomeado para o cargo no dia 8 de agosto, após exoneração de Ricardo Galvão. O escolhido tem doutorado em desenvolvimento sustentável e fez tese de doutorado sobre o desmatamento na Amazônia. Segundo seu currículo na plataforma Lattes, Darcton concluiu um mestrado em sensoriamento remoto pelo próprio INPE.

“Vamos continuar o trabalho, o INPE, como qualquer instituição com recursos limitados, enfrenta diversos desafios. Vamos priorizar alguns projetos e contar com o apoio do ministério para resolver as situações da melhor maneira possível”, afirmou Darcton.

O novo diretor interino deve permanecer no cargo até setembro de 2020, quando um comitê de busca deve indicar três nomes, realizando uma votação para escolher o novo responsável pelo cargo efetivo do instituto.

“O INPE continua com as suas funções e nós temos, somando com o centro espacial de Alcântara, vai nos permitir, a partir do ano que vem, ter mais verbas que serão destinadas para cá [INPE] no desenvolvimento de pesquisas”, explicou o ministro.

AMAZÔNIA.

Ricardo Galvão, que era diretor do INPE, deixou o comando do instituto após o presidente tecer críticas quanto à divulgação de dados sobre o crescimento do desmatamento constatado na Amazônia. Bolsonaro, na época, chamou os dados de "mentirosos".

Questionado, o ministro afirmou que o sistema de mapeamento deve continuar sendo elaborado pelo INPE. “Dados são dados, temos que trabalhar nos efeitos dos dados, a ideia é melhorar o sistema com entrada de novos recursos e ter um trabalho ainda melhor. O INPE vai continuar a produzir os dados de alerta e todos os outros vão ser melhorados”, afirmou Pontes.

De acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento, que atua em conjunto com o INPE, o desmatamento na Amazônia aumentou 15% no acumulado dos últimos 12 meses se comparado ao período anterior.

“A divulgação dos dados tem sido feita de uma maneira normal, com o IBAMA talvez volte ao sistema antigo, quando entregávamos cinco dias antes de ser publicado, ainda não sabemos se eles vão querer que seja assim, isso vai ser discutido em conjunto. A parceria vai continuar e ser cada vez mais forte”, explicou o ministro.

BOLSAS.

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, agência federal de fomento à pesquisa) publicou uma nota nesta quinta (15) informando que novas indicações de bolsas estão suspensas e que o orçamento para o órgão não deve ser integralmente recomposto em 2019.

Com o déficit de mais de R$ 300 milhões, que vem desde a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, aprovada em 2018, a agência já havia congelado chamadas para financiamento de pesquisas e de bolsas. Cerca de 80 mil bolsistas são financiados pelo órgão.

No INPE, aproximadamente 500 pesquisadores são bolsistas do CNPq. Após o evento, membros da APG (Associação de Pós-Graduandos) abordaram o ministro para questionar sobre a situação das bolsas.

“O CNPq tem sido preservado durante todo esse tempo, mas a gente sabe que o dinheiro para as bolsas termina em setembro, eu tenho conversado com o governo para entender o lado deles. O próprio presidente tem tentado aumentar o nosso orçamento, mas existem outros cálculos de distribuição pensados em todo o governo. Temos essa situação emergencial, existem recursos de bancos que devem entrar e em setembro vamos garantir, com a milha palavra, que a gente vai conseguir esse recurso”, afirmou o ministro.

“Reforçamos o compromisso com a pesquisa científica, tecnológica e de inovação para o desenvolvimento do País, e continuamos nosso esforço de buscar a melhor solução possível para este cenário”, diz a nota do CNPq.



Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 16/08/2019

Comentário: Pronto, agora é trabalhar, trabalhar e trabalhar, melhorando o que tem de ser melhorado e bola pra frente.

Comentários