CLA Realiza Passagem de Direção no CLA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada dia (17/01) no site do “Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)” destacando a cerimônia de posse do novo diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Tenente Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, ocorrida dia 12/01 em Alcântara.

Duda Falcão

CLA Realiza Passagem de Direção

Comunicação Social - DCTA
17/01/2012

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta quinta-feira, 12 de janeiro de 2012, solenidade de Passagem de Direção. Durante a cerimônia, o Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, Diretor do CLA desde 14/01/2010, passou a Direção do Centro no biênio 2012-2013 ao Tenente Coronel Engenheiro Cesar Demétrio Santos. O Tenente Coronel Demétrio assume como Diretor Interino do CLA, até sua promoção a Coronel, no segundo semestre deste ano, quando passa pra direção em definitivo do Centro. A transmissão de cargo ocorreu durante cerimônia militar presidida pelo Tenente Brigadeiro do Ar Ailton Dos Santos Pohlmann, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Estiveram presentes durante o evento todo o efetivo militar e civil do CLA, autoridades ligadas ao Comando da Aeronáutica, Agência Espacial Brasileira, INFRAERO, ex-diretores do Centro, representantes do setor privado ligados ao setor aeroespacial, líderes comunitários de agrovilas locais, além de autoridades civis e militares de Alcântara e São Luís. Ainda nesta quinta-feira, assumiu como Vice-Diretor do CLA, o Tenente Coronel Aviador Eduardo Yoshiaki Toda no lugar do Coronel Aviador Rogério Gonçalves Paulo.

A solenidade começou com uma cerimônia ecumênica no Auditório do Centro Técnico, celebrada pelo Padre Antonílson Lopes, da paróquia de Alcântara, e pelo Pastor Ivan José, da Igreja Presbiteriana de São Luís. Em seguida, os convidados acompanharam o descerramento do quadro, do agora ex-diretor do CLA, Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, realizado na ala destinada aos ex-diretores no Salão Nobre. Logo após, ocorreu a cerimônia militar em que Coronel Rangel se despediu do Centro destacando os avanços conquistados nos últimos dois anos com a modernização de suas instalações e operacionalidade permanente, tendo em vista, os 14 lançamentos realizados nos últimos dois anos. O Coronel Rangel encerrou seu discurso desejando ao Tenente Coronel Demétrio sucesso e muitas realizações no novo desafio. Na cerimônia, o Tenente Brigadeiro Pohlmann lembrou do importante papel desempehado pelo CLA no conjunto do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) e ressaltou o preparo e capacidade do Tenente Coronel Demétrio, a quem desejou sucesso à frente do Centro de Lançamento de Alcântara.

Novo Diretor do CLA

O Tenente Coronel Engenheiro César Demétrio Santos nasceu em São Paulo – SP. Formou-se em Engenharia Mecânica Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É Pós-Graduado na área de Mecânica dos Sólidos e Estrutura, também pelo ITA, e possui MBA em Gestão de Processos e Logística pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também realizou cursos militares, entre os quais o curso de Comando e Estado-Maior realizado na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). No Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), nos últimos 12 anos, participou do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), onde foi gerente dos projetos Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) e da reconstrução da Torre Móvel de Integração (TMI). Seu último cargo no IAE foi como Chefe da Coordenadoria de Projetos Espaciais. O Tenente Coronel Demétrio, possui 48 anos, é casado com a senhora Patrícia Camacho Pinto Santos e é pai de dois filhos, Heitor e Laura



Fonte: Site do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

Comentário: Caro leitor, será durante a gestão do Tenente Coronel Engenheiro César Demétrio Santos (2012/2013) que diversos projetos cruciais para o PEB deverão ocorrer do CLA, fazendo com que o T.C. César Demetrio Santos seja a pessoa responsável por coordenar os momentos mais importantes do PEB em toda sua história. Se não vejamos:

Estão previstos e esperados os seguintes eventos

1- Lançamento dos dois vôos tecnológicos do VLS-1 (XVT-01 e 02)

2- Lançamento do SARA Suborbital 1

3- Lançamento do VS-30/L5

4- Lançamento do VS-15

5- Lançamento do Primeiro protótipo do FTA (Foguete de Treinamento Avançado)

6- Lançamento de um VSB-30 com Experimentos do Programa de Microgravidade da AEB

7- Lançamento do Veículo Espacial Hipersônico a Ar Aspirado 14-X do IEAv

8- Com menos importância histórica, mas com importância técnica para a preparação das equipes locadas no CLA visando os eventos citados acima, deverão ocorrer também nesse período outros lacamentos de foguetes de treinamento dos Tipos FTB, FTI e do norte-americano Orion.

Além disso, ainda terá o lado negativo dessa história que não pode deixar de ser registrado

1- Lançamento do tóxico Cyclone-4 da ACS com um nanosatélites japonês abordo (vôo de qualificação) e talvez também havendo a possibilidade de ocorrer outro vôo desse foguete.

Como o leitor mesmo pode notar, as atividades espaciais previstas para o próximo biênio são bastantes significativas e assim sendo o blog "BRAZILIAN SPACE" deseja sucesso ao T.C. César Demétrio Santos.

Comentários

  1. Pra quando está previsto esse voo do Cyclone 4???

    ResponderExcluir
  2. Olá Heverton!

    Em resposta a sua pergunta está previsto para o primeiro semestre de 2013.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Por que será que eu tenho a impressão que esse lançamento vai atrasar, e atrasar bastante, heim??? hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Olá Heverton!

    Na verdade amigo o certo seria que não fosse realizado nunca. Entretanto, não acredito que isso aconteça, já que esse projeto da mal engenhada empresa ACS (segundo informações que chegaram recentemente a mim) tem um padrinho muito forte, ou seja, o vice-presidente Michel Temer, além de de uma forte pressão da bancada do Maranhão no Congresso.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial